Infraestrutura Infra
Wilson Sons retoma docagens de embarcações de apoio offshore em seus estaleiros
A última docagem de um PSV nos estaleiros da companhia foi realizada em outubro do ano passado
25/06/2024 15h16
Por: Clipping Diário Fonte: Cliiping
Estaleiro Wilson Sons - Margem esquerda Porto de Santos

A Wilson Sons retomou, este mês, as docagens de embarcações de apoio offshore em seus estaleiros, no Guarujá (SP), localizados no Porto de Santos. O PSV (Platform Supply Vessel) "Zarapito", da Wilson Sons Ultratug Offshore (WSUT, joint venture com o grupo chileno Ultramar), passou por manutenção programada, realizada de forma simultânea com a docagem de um rebocador, operações que envolveram cerca de 300 profissionais.

A última docagem de um PSV nos estaleiros da companhia foi realizada em outubro do ano passado. No caso do "Zarapito", construído em 2014 nos estaleiros da empresa, a docagem anterior fora executada em 2019. Entre os serviços de manutenção realizados no PSV, estão tratamento e pintura interna (tanques e compartimentos) e externa (casco); troca de anodos e tubulações; revisão de válvulas; reparo/troca de equipamentos; medições de espessuras e substituições de chapa de aço; e serviços elétricos.

O PSV da WSUT, que tem 89 metros de comprimento, 16 metros de largura e pesa 4.281 toneladas, dá apoio a plataformas de exploração e produção de petróleo e gás nas bacias de Santos e Campos. A embarcação transporta diferentes tipos de cargas e materiais, percorrendo até 300 quilômetros, entre as bases de apoio e as plataformas. Leva, por exemplo, suprimentos (para o pessoal a bordo), equipamentos (como bombas, motores, válvulas, equipamentos de perfuração, ferramentas e componentes elétricos e mecânicos), combustível, lubrificantes e materiais de construção e manutenção de estruturas.

Com estas duas docagens, este ano, de janeiro a junho, a Wilson Sons já realizou em seus estaleiros 12 manutenções programadas de embarcações, registrando um crescimento de 9,1% na comparação com o mesmo período de 2023. Na carteira da companhia estão previstas, até dezembro, mais 20 docagens, totalizando 32 navios. A expectativa é de 2024 terminar com um avanço de 33% no total de serviços de docagens prestados, em relação ao ano passado.

Além das duas docagens, a Wilson Sons está construindo, em seus estaleiros, o rebocador "WS Onix", uma das seis novas embarcações com tecnologia mais sustentável, pioneiras no Brasil, com padrão IMO TIER III (da Organização Marítima Internacional). O novo projeto de casco possibilita a redução das emissões de gases de efeito estufa, com uma diminuição estimada de até 14% no consumo de combustíveis fósseis.

 

#wilsonsons