Receba nossas notícias no WhatsApp
Geral Maranhão

Sinfra iniciará recuperação do viaduto da Avenida Ferreira Gullar e do Elevado do Café

Com a reforma, o trânsito de veículos será desviado para acessos alternativos e viabilizar o tráfego. Desvios já foram sinalizados pelas autoridade...

22/02/2025 16h21
Por: Clipping Diário Fonte: Secom Maranhão
- Desvio na Avenida Ferreira Gullar para obras de reforma (Foto: Divulgação)
- Desvio na Avenida Ferreira Gullar para obras de reforma (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA), iniciará obras de recuperação das estruturas das pontes do viaduto da Avenida Ferreira Gullar e do Elevado do Café, ambos em São Luís (MA). Com isso, o tráfego nas áreas das intervenções terá algumas alterações.

A Avenida Ferreira Gullar ficará interditada nos próximos meses nas proximidades da Ponte José Sarney (também conhecida como Ponte do São Francisco) para as obras de recuperação das duas pontes do viaduto. A alteração teve início nesta semana.

O que muda?

Com a interdição, houve modificações no tráfego nos bairros Ilhinha e São Francisco. Quem vem pela Avenida Ferreira Gullar, sentido Ilhinha/São Francisco, deve retornar à esquerda e subir na Travessa Sete, próximo à Praça do Pôr-do-sol, para acessar a Avenida Castelo Branco, em direção ao Centro.

Quem entra na Avenida Ferreira Gullar pela Avenida Carlos Cunha (Jaracaty), na rotatória deve pegar a primeira saída à direita para a Rua das Paparaúbas, de acesso ao bairro do São Francisco e ao Centro.

Todas as mudanças estão sinalizadas para orientar os motoristas, garantindo segurança a todos.

Continua após a publicidade
Anúncio

O secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, explicou que o viaduto da Ferreira Gullar nunca recebeu manutenção. "O viaduto está com problemas estruturais. Contratamos uma empresa especializada em recuperação de estruturas de pontes e elevados e vamos fazer a recuperação completa. Inicialmente, isolamos a área e os serviços devem começar nos próximos dias", informou o secretário.

Viaduto do Café

Aparício Bandeira destacou que é determinação do governador Carlos Brandão que a Sinfra não deixe qualquer obra estruturante, como pontes e viadutos, com problemas e trazendo riscos à população. "Da mesma forma vamos intervir no Viaduto do Café. Lá será pontual. Vamos isolar uma área, fazer desvio do trânsito e deixar a outra via livre. A interdição deve ter início neste sábado", acrescentou o secretário de Infraestrutura.

O Viaduto do Café, próximo ao Outeiro da Cruz, em São Luís, receberá recuperação estrutural e reforço dos pilares; construção de transversinas metálicas na região dos apoios; substituição dos aparelhos de apoio; recuperação dos pontos de corrosão da laje; recuperação da estrutura de concreto dos guarda-rodas; recomposição da pintura de proteção da estrutura metálica; construção de anteparo contra impacto nos pilares; execução de estacas raiz, e recuperação do sistema de drenagem.

Com as obras ocorrerão alterações no tráfego na Avenida dos Franceses, a partir da tarde deste sábado (22). Nesta primeira etapa, o tráfego no viaduto para quem vem do bairro João Paulo em direção ao bairro Anil estará fechado. Os condutores terão de seguir na via da direita para a Avenida dos Franceses, fazer um retorno para a Rua Santo Antônio e acessar a Avenida Édson Brandão, no Anil.

Continua após a publicidade
 

Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

Para quem vem do Anil em direção ao João Paulo e Centro, o tráfego ficará liberado nesta primeira etapa dos serviços, mas haverá estreitamento de pista da Avenida dos Franceses no sentido Rodoviária/bairro Alemanha. Outras alterações deverão ser feitas por etapas, de acordo com o avanço das obras.

Todas essas mudanças foram alinhadas com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e estarão sinalizadas para orientar os motoristas. As interdições estão sendo realizadas em conjunto com a empresa responsável pela obra e a SMTT.

A Sinfra ressalta que é sempre recomendável a prudência ao transitar em trechos em obra. Não há risco iminente de colapso, mas a orientação é para que, sempre que possível, optar por outro trajeto.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.