O Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, em Simão Dias, realizou, no sábado, 22, uma formação com as famílias de alunos para promover a conscientização sobre o uso de aparelhos celulares e outras tecnologias. Com a participação de mais de 150 pais, a ação teve como destaque uma palestra da professora Érica Fernanda de Matos, gestora sênior da Incluir Inovações Educacionais, empresa especializada na formação continuada de professores. A parceria firmada possibilitou um diálogo essencial sobre os desafios e boas práticas no uso das tecnologias digitais.
A equipe pedagógica da escola, por meio do modelo de palestra, selecionou trechos de notícias e recortes de dados que exploram os problemas psicológicos, comportamentais, educativos e sociais de uma educação digital não funcional. Desse modo, a pauta pedagógica do encontro centralizou a abordagem familiar na perspectiva da formação de estudantes conscientes ao uso das tecnologias digitais.
O coordenador pedagógico da unidade escolar, Matheus Andrade, compartilha como surgiu a ideia de realizar o encontro. “A escola, por excelência, é um espaço social de formação e orientação educacional às famílias dos estudantes. Neste sentido, a equipe pedagógica enxerga que muito antes de uma resposta a um princípio legal em torno de um dispositivo normativo, é preciso refletir acerca dos pressupostos pedagógicos que o fundamentam”, afirma.
No evento, a equipe escolar realizou, ainda, a certificação, junto às famílias, dos jovens destaque no ano letivo de 2024, e a devolutiva informativa aos pais acerca dos novos avanços em proficiência, também referentes ao ano anterior.
“Fiquei muito feliz em contribuir com esse momento tão necessário. O diálogo entre escola e família é essencial a fim de preparar nossos jovens para um uso mais consciente da tecnologia. Agradeço à equipe gestora e pedagógica pela parceria, pelo compromisso com a educação que prepara as famílias para o mundo digital e seus desdobramentos, considerando suas implicações formativas e pedagógicas”, destaca a professora Érica Fernanda de Matos.
Novidade para o ano letivo de 2025
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) publicou, no dia 10 de fevereiro, a Portaria nº 1101/2025, referente ao uso de aparelhos eletrônicos portáteis por estudantes nas instituições de ensino da rede pública estadual. A normativa cumpre a Lei Federal nº 15.100, de 13 de janeiro de 2025, que dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino da educação básica.
De acordo com o documento, fica proibida a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis nas instituições educacionais integrantes da rede pública estadual de ensino, nos diferentes turnos de estudo, durante as aulas, recreios e intervalos, quando não utilizados para fins pedagógicos. Os aparelhos eletrônicos são celulares, tablets, relógios inteligentes e demais dispositivos similares.
É liberado o uso para atividades pedagógicas sob orientação explícita de profissionais de educação, na sala de aula ou em lugares e tempos que envolvem intervalos entre aulas; em situações de perigo e por motivo de força maior em que a necessidade é premente; e na garantia de acessibilidade, de gerenciamento de situações de saúde de estudantes e inclusão.