Receba nossas notícias no WhatsApp
Geral Sergipe

Secretaria de Justiça leva ‘Saúde para Todos’ para Cadeia Pública de Areia Branca

Ação acontece entre os dias 24 e 27 e visa ofertar diversos serviços de saúde para os 490 internos da unidade prisional

24/02/2025 17h36
Por: Clipping Diário Fonte: Secom Sergipe
Secretaria de Justiça leva ‘Saúde para Todos’ para a Cadeia Pública de Areia Branca // Fotos: Ascom/ Sejuc
Secretaria de Justiça leva ‘Saúde para Todos’ para a Cadeia Pública de Areia Branca // Fotos: Ascom/ Sejuc

Promover a assistência à saúde e bem-estar das pessoas privadas de liberdade. Esse é objetivo do ‘Saúde para Todos’, projeto da Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor, através do Núcleo de Reinserção Social (Nures), iniciado nesta segunda-feira, 24, que visa ofertar diversos serviços de saúde para a população carcerária sergipana. A ação segue até a próxima quinta-feira, 27, com atendimento médico para os internos da Cadeia Pública de Areia Branca (CPAB).

Segundo a coordenadora de Saúde do Nures, Samanta Bicudo, a iniciativa surgiu seguindo o modelo do ‘Ação de Cidadania’, programa do Governo Federal, realizado no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) em 2023, que levou diversos serviços na área de saúde para os servidores e população carcerária da referida unidade.

“Essa ação surgiu como uma continuidade do sucesso 'Ação de Cidadania', modelo que se mostrou eficaz. Por isso, decidimos replicá-lo aqui na Cadeia Pública de Areia Branca. O objetivo é garantir que todos os internos tenham acesso aos cuidados essenciais para a saúde e bem-estar, refletindo o compromisso da Secretaria de Justiça com a qualidade de vida das pessoas privadas de liberdade”, explica Samanta Bicudo.

Durante a semana, os detentos terão acesso a diversos serviços, a exemplo de atendimentos de triagem de saúde, atendimentos médicos, realização de testes rápidos e aplicação de vacinas. “O nosso objetivo é atender toda a população privada de liberdade da unidade, com atenção para as doenças mais prevalentes, como tuberculose, sífilis e HIV, além das doenças crônicas, como diabetes e hipertensão”, explica a coordenadora de saúde.

A iniciativa envolve mais de 60 profissionais, entre equipes de saúde, administrativa e segurança, que também conta com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Secretaria Municipal de Saúde de Areia Branca e Universidade Federal de Sergipe. Ao final da ação, a estimativa é de que todos os 490 internos sejam atendidos.

Para a secretária de Justiça, Viviane Pessoa, o projeto ‘Saúde para Todos’, reflete um compromisso essencial com a melhoria das condições de saúde e bem-estar das pessoas privadas de liberdade, contribuindo para a reintegração social e a dignidade da população carcerária. “Diariamente trabalhamos para que todos os direitos das pessoas privadas de liberdade e que estão nas nossas unidades sejam assegurados. E o direito à saúde, que é tão básico e fundamental, não seria esquecido. Por isso, esta ação de prevenção e acompanhamento da saúde dessas pessoas é tão importante, tanto para que eles tenham os seus diagnósticos realizados quanto para que eles possam ter, aqui mesmo na unidade prisional, o devido acompanhamento médico através das nossas equipes de saúde", destaca a secretária.

Continua após a publicidade
Anúncio

Presente na ação, o diretor da Cadeia Pública de Areia Branca, Éden da Silva, ressaltou a importância da realização da ação de saúde e pontuou as consequências da iniciativa para o dia a dia dos policiais penais na unidade. “Além de diminuir a saída dos detentos para receberem atendimento médico em hospitais, uma vez que estes serão devidamente acompanhados pelas equipes de saúde da Secretaria; diminui-se o risco de transmissão de doenças dentro do sistema prisional, o que afetaria não apenas a população carcerária do local, como os próprios policiais penais e demais servidores”, explica.

Ação continuada

Além da ação realizada nesta semana na Cadeia Pública de Areia Branca, o Núcleo de Reinserção Social da Sejuc prevê expandir o programa para todas as unidades prisionais do estado, é o que confirma a diretora Edjane Marinho.  “O ‘Saúde para Todos’ é um projeto essencial para a Sejuc, pois vai além das iniciativas de reintegração social da população carcerária, reforçando as ações contínuas da Secretaria para assegurar o direito à saúde dessa população. Por isso, estamos iniciando esta primeira edição na CPAB e planejamos levar o programa para todas as unidades prisionais do estado”. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.