Geral Marabá - PA
Cheia dos rios: Defesa Civil reforça prevenção e prepara estrutura para abrigos em caso de inundação
As construções dos abrigos na entrada na Marabá Pioneira já começaram a se estruturar. A Defesa Civil de Marabá trabalha com prevenção para possíve...
24/02/2025 18h36
Por: Clipping Diário Fonte: Prefeitura de Marabá - PA

As construções dos abrigos na entrada na Marabá Pioneira já começaram a se estruturar. A Defesa Civil de Marabá trabalha com prevenção para possíveis enchentes que venham atingir o município. O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Marabá, Coronel Marcus Victor Lima Norat, conta que o município já tem 13 pontos definidos para a instalação dos abrigos, distribuídos em áreas estratégicas e que o trabalho é estratégico e vem sendo planejado ao longo dos últimos meses.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Coronel Marcus Victor Norat, à frente da Defesa Civil/Marabá

“Aqui as obras estão previamente estabelecidas para abrigar as famílias e a prefeitura de Marabá, através da secretaria de Obras Públicas e da Defesa Civil, vem agindo em conjunto preventivamente e obedecendo uma política nacional e estadual, da Defesa Civil onde está tudo dentro da legalidade e da legislação vigente. Os espaços estão prontos, para que justamente, caso venha ocorrer uma enchente que afete a nossa população principalmente ribeirinha, a prefeitura já está pronta para recebê-los com a maior e melhor qualidade possível com humanidade“, afirma.

O planejamento prevê a construção de até 1.500 abrigos, caso o nível do rio atinja a marca entre 10 a 13 metros. Cada unidade terá dimensões de 4×4 metros, sendo suficiente para abrigar uma família de quatro a cinco pessoas, com seus pertences. A expectativa é que, se necessário, a montagem ocorra em um ritmo de até 100 abrigos por dia.

Dentro da legislação que rege a Defesa Civil em nível federal, estadual e municipal, está planejado a execução para oferecer maior qualidade de vida às pessoas que sejam afetadas pelas enchentes. Foi solicitado à equipe de engenharia para que haja espaço de convivência, espaço kids, para as crianças se divertirem, banheiros masculinos e femininos, áreas para lavar roupa e louça. Toda uma dinâmica para humanizar e acolher a população. Marabá possui 13 locais de abrigo, sendo esses 13 divididos em 35 áreas. Esses locais abrigam cerca 1500 famílias conforme o nível do rio afete a população.

Coronel Norat fala da previsão das cheias, para o final do mês de março.

“A previsão da meteorologia é que nesse período, até o final de março, o nível dos rios possa chegar a 11,5m. Porém se chegar a esse nível, o rio afeta 600 famílias, mas estamos preparados para receber todas as famílias afetadas, nosso sistema está pronto para atender essas famílias da melhor forma possível e com atendimento humanizado.”

Marabá enfrenta desafios recorrentes devido às enchentes causadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiunas, incluindo a histórica enchente de 1980 até as dos tempos atuais. Em janeiro de 2022, a cidade registrou a maior enchente dos últimos 18 anos, com o nível do Rio Tocantins atingindo 12,76 metros acima do normal, afetando milhares de famílias e resultando em alagamentos significativos. Já em março de 2023, uma nova cheia histórica atingiu Marabá, deixando cerca de 3.000 famílias desabrigadas ou desalojadas. O nível do Rio Tocantins subiu para 11,94 metros, levando os moradores a utilizarem canoas para transitar pelas ruas alagadas. Em resposta a essas situações, a Defesa Civil de Marabá tem monitorado constantemente os níveis dos rios e emitido alertas à população.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

Texto: Sarah Maria
Fotos: Sara Lopes

The post Cheia dos rios: Defesa Civil reforça prevenção e prepara estrutura para abrigos em caso de inundação appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .