O Terminal de Passageiros do Concais vai mudar de lugar. Agora, de forma oficial, o Valongo será o novo "reduto" das temporadas de cruzeiros em Santos. O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e o presidente do Concais, Luiz Floriano, assinaram um termo oficializando a mudança do terminal do Macuco para a região central.
A assinatura aconteceu na manhã desta sexta-feira (5) durante a inauguração do Parque Valongo. O termo também foi assinado pelo prefeito Rogério Santos, o ministro de Portos Silvio Costa Filho, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro do Empreendedorismo Márcio França, e o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa.
Faça parte do grupo do Jornal Portuário no WhatsApp e Instagram.
Durante a cerimônia, o ministro de Portos ressaltou a importância da mudança para o Litoral de São Paulo. "A ideia é um grande avanço para o turismo de Santos e da Baixada Santista", comenta.
O Terminal Marítimo de Passageiros em Santos é responsável por 60% dos embarques e desembarques de cruzeiristas no Brasil. Somente na última temporada, recebeu mais de um milhão de viajantes.
Durante o Estudo de Viabilidade Econômica, o Concais estimou o investimento necessário em R$1,2 bilhão. Isso com todas as providências de obras, inclusive a construção de um estacionamento de quatro andares para acomodar os carros dos cruzeiristas.