Últimas Notícias Caso de Malária
Navio no Porto de Santos relata caso de malária entre Tripulantes
A embarcação chegou ao Porto de Santos na quinta-feira (4)
08/07/2024 08h55
Por: Clipping Fonte: direto da redação
Reprodução / Marine Traffic

Um tripulante filipino de 27 anos, a bordo do navio Genco Picardy com bandeira das Ilhas Marshall, foi diagnosticado com malária enquanto o navio estava atracado no Porto de Santos desde quinta-feira (4). Ele precisou ser hospitalizado na Beneficência Portuguesa, em Santos. O caso foi confirmado na embarcação, que partiu da Nigéria em 20 de junho.

Segundo o médico que o atendeu, o tripulante apresentava sintomas graves de malária. Após o diagnóstico, a equipe médica realizou testes nos outros tripulantes que estavam a bordo, ancorado na Barra de Santos.

A Autoridade Portuária de Santos (APS) comunicou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o terminal de atracação sobre o caso, exigindo também que o navio seja dedetizado antes de qualquer movimentação.

O Genco Picardy, registro DUV 29086/2024, é um graneleiro de açúcar com bandeira das Ilhas Marshall, país onde a malária é endêmica. A embarcação chegou ao Porto de Santos na quinta-feira (4) para descarregar açúcar, mas sua liberação futura está incerta devido ao caso de malária confirmado.