Cidades Sorriso - MT
Executivo e Legislativo dão o start ao Mês da Mulher 2025
Um mês com várias ações para comemorar o dia daquelas que foram à luta em busca de um lugar ao sol. Na pauta, a busca por condições igualitárias no...
26/02/2025 11h51
Por: Clipping Diário Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT

Um mês com várias ações para comemorar o dia daquelas que foram à luta em busca de um lugar ao sol. Na pauta, a busca por condições igualitárias no mercado de trabalho, o direito de ser quem do jeitinho que se sente bem e como o coração rege. Um mês dedicado às mulheres.  E para celebrar o Dia Internacional da Mulher de 2025, a Prefeitura de Sorriso por meio da Secretaria da Mulher e da Família (SEMFA) e Secretaria de Cultura (SEMCT) com apoio da Câmara Municipal de Vereadores e instituições parcerias elaborou a programação do“Mês da Mulher de 2025”.

“Buscamos reunir prestação de informações; de serviços, como emissão de documentos; homenagens; oportunidades para compartilhar vivências e também momentos culturais e de lazer para todas as mulheres sorrisenses; será um mês com uma programação que foi pensada com muito carinho e cuidado”, frisa a gestora da SEMFA, Mara Fernandes.

“Convidamos todas mulheres e também as famílias a participar; queremos vivenciar juntos momentos de informação e também de lazer, construir memórias e dialogar sobre a importância da mulher quer seja em sociedade, no campo profissional, em casa; afinal, lugar de mulher é onde ela deseja estar”, reforça Mara.

Confira, na sequência a programação do Mês da Mulher de 2025:

Abrindo a programação, no dia 5 de março, o Centro Histórico-Cultural Benjamim Raiser abrirá as portas para receber a exposição de arte“FEMINILIART:Mulheres em Tela”dos artistas Jéssica Escobar e Ari Carvalho. Na oportunidade as médicas ginecologistas Maria Teresa Saraiva de Souza e Maria Cristina Lousada, estarão no espaço para a palestra“40+”; já a servidora pública Adriana Tavares de Souza vai tratar do tema"Evoluir sempre, culpar-se nunca."O evento inicia às 19h30 e é aberto a todo o público.

E para começar bem o dia, no início da manhã da quinta-feira, 06 de março, as servidoras públicas do Paço e da Câmara serão recepcionadas de uma forma especial.

Na mesma data, no dia 6, será realizada abertura oficial do Mês da Mulher 2025 comsessão solene de homenagem com entrega de títulos de “Mulher Sorrisense”. O evento inicia às 19 horas na Câmara de Vereadores. A sessão solene será organizada pela Câmara de Vereadores.

No sábado, 08 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Mulher e da Família preparou uma programação comPedal, Caminhada e Cavalgada da Mulher, abrangendo vários setores com a presença feminina. A concentração será às 16 horas no Parque Ecológico Municipal Claudino Francio com a participação da senadora Margareth Buzetti.

Ainda no Parque, às 16h30, será inaugurado oBanco Vermelho– iniciativa que visa combater a violência contra a mulher, através da instalação de bancos vermelhos em locais públicos. O projeto inclui mensagens de reflexão e informações sobre canais de ajuda e denúncia inscritos no Banco.  Após a inauguração, terá saída do pedal, da caminhada e da cavalgada. A chegada no CTG Recordando os Pagos está prevista para às 18 horas e todas as participantes serão recebidas com muito carinho com uma mesa de frutas oriundas da produção familiar local e apresentação da invernada artística do CTG.

No domingo, 09 de março, o palco da festa é a Praça da Integração. Com programação especial, o evento inicia às 16 horas comshow do cantor Thy Lima; apresentação de teatro dogrupo da Igreja Católicaàs 17h50;show do artista Gabriel Marcolanàs 18h50 e apresentação deteatro dos gruposda Secretaria de Cultura (Semct), às 19h50.

Continua após a publicidade

E na segunda-feira, dia 10 de março, a partir das 18h50, asmulheres que participaram do último pleito eleitoralserão convidadas a participar da sessão para um momento especial; a homenagem será por conta do Legislativo.

Na terça-feira, 11 de março, das 7 às 13 horas, o Paço Municipal será palco de uma exposição de arte de trabalhos artesanais de mulheres locais. O tema é“Mulheres e suas histórias”. O momento será preparado pela Secretaria de Cultura.

Para o dia 18 de março a programação inclui a palestra“Saúde e bem-estar da mulher”, que será desenvolvida pro profissional da área e na sequência da palestra sobre saúde, Patrícia Galvani ministrará palestra voltada àsservidoras públicas.  Promovido pela Câmara de Vereadores, o evento inicia às 19 horas

Na quarta-feira, 19 de março, a homenagem é para as mulheres do agro. Um evento da agricultura familiar com o tema“Mulheres do Agro colhendo sucessos”, para isso, o jardim da Prefeitura receberá uma exposição de produtos, verduras, frutas e artesanatos da agricultura familiar, a partir das 8 horas.

Já na quinta-feira, 20 de março, um momento especial com palestra com Patrícia Galvani e apresentações culturais dedicadas às mães de alunos daAssociação Mãezinha do Céuserá realizado. A festa será às 15 horas na própria Associação e será conduzida pelo Legislativo.

E na sexta-feira, 21, a Praça da Integração será cenário de mais uma ação voltada às mulheres com a realização doMutirão Comunitário. Oportunidade em que vários setores da Prefeitura Municipal estarão reunidos para prestar serviços e levar informações à população.

No domingo, 23 de março, o momento cultural será na Praça da Juventude que a partir das 16 horas recebe shows com artistas locais. Às 16h50, a duplaDaia e Adrianosobe ao palco; 17h50 será ogrupo de teatroda Secretaria de Cultura e, 18h50,Mascote Lautonanimará o evento.

Fechando o mês dedicado às mulheres, na sexta-feira, 28 de março, às 16 horas a equipe da Cooperativa Sicredi fará umapalestra na Escola Estadual Ignácio Schevinski Filho. 

“Tudo foi pensando com muito carinho e aguardamos as mulheres sorrisenses para comemorar esse mês especial”, finaliza Mara.

Texto: Claudia Lazarotto

Fotos: Keli Basin/Keniel Dias

Atenção

Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).