Receba nossas notícias no WhatsApp
Educação Amazonas

Estudantes da rede estadual do Amazonas conquistam medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática na Tailândia

Provas foram realizadas em Bangkok. Sete alunos foram premiados e cinco receberam Menção Honrosa pelo desempenho...

26/02/2025 17h57
Por: Clipping Diário Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Estudantes que receberam apoio do Governo do Amazonas para representar o estado na Olimpíada Internacional de Matemática – Internacional Talent Mathematics Contest (ITMC) 2025, retornam para casa nesta quarta-feira (26/02), com duas medalhas de prata e cinco medalhas de bronze conquistadas na competição. Além disso, cinco alunos receberam Menção Honrosa pelo desempenho durante a prova.

A ITMC 2025 ocorreu no período de 22 a 26 de fevereiro de 2025 e contou com a presença de estudantes de países como Tailândia, Vietnã, Filipinas, Indonésia, Arábia Saudita, Camboja, Bangladesh e Singapura. Ao todo, 600 alunos de todo o mundo disputaram medalhas, sendo 12 alunos do Amazonas.

Oito estudantes do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Marcantonio Vilaça II (CMPM II), localizado na zona norte de Manaus, e quatro da Escola Estadual (EE) Ten. Coronel Cândido José Mariano (CMPM V), localizada na zona centro-sul de Manaus, foram convidados para participar da Olimpíada por terem conquistado medalha de ouro na etapa regional, e medalha de prata na edição nacional da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2024. Além dos estudantes amazonenses, quatros professores, das duas escolas, também integraram a delegação brasileira.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Celebrando conquistas

Continua após a publicidade
Anúncio

Representando o CMPM II, a aluna Sara Elis Peron Castro recebeu medalha de prata na competição; os alunos Imael Abner Fonseca, Heloisa Victoria Sales, Emanuella Barroso dos Santos e Bárbara Sophia Mendonça conquistaram medalhas de bronze; e os alunos Carlos Eduardo Carvalho e Carvalho, Geovanna Ramos Alencar e Matheus Henrique Lemos Nogueira receberam Menção Honrosa pelo desempenho.

Para o professor Wellington Morais, que acompanhou os alunos durante a viagem e durante a preparação para a olimpíada, a vitória é fruto de empenho e dedicação. À frente do projeto “Turma Olímpica”, o professor já teve alunos participando de competições na Índia, Taiwan e Tailândia.

“Esse reconhecimento internacional é resultado do comprometimento e do esforço, superando desafios diários para promover a excelência do ensino público”, celebrou o professor.

Para a aluna Bárbara Sophia, retornar para casa com uma medalha traz a sensação de dever cumprido. Ela ressalta que o incentivo dos pais e da escola aos estudos é primordial.

“Eu me sinto muito honrada de representar o nosso estado, nunca imaginei participar de uma competição internacional, isso é uma grande, enorme possibilidade”, disse.

Continua após a publicidade
 

Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

No CMPM V, o aluno McLean Queiroz, que participou da competição pelo segundo ano seguido, recebeu medalha de prata; o aluno Fábio Willian Viana recebeu medalha de bronze; e os alunos Nicolly Beleza e Artur Reis receberam Menção Honrosa pelo desempenho.

“A mistura de nervosismo e alegria é constante, mas ao mesmo tempo é um orgulho imenso representar não só a minha escola, mas também o meu estado e o meu país”, ressaltou o aluno Arthur Reis.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.