O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), junto à pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), responsáveis pelo eixo de Flora do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Maranhão (ZEE-MA), deram início ao trabalho de campo para aprimorar e integrar as bases cartográficas de vegetação no Maranhão. O objetivo é consolidar a integração dos mapas de vegetação gerados nas etapas bioma Amazônico e bioma Cerrado e Sistema Costeiro, na escala 1:250.000.
A equipe realiza trabalho de campo nos municípios de Brejo de Areia, Altamira do Maranhão, Bom Lugar, Bacabal, São Luís Gonzaga do Maranhão, Trizidela do Vale, São Mateus do Maranhão, Matões do Norte, Vargem Grande e Itapecuru-Mirim. A pesquisa inclui estudos sistemáticos e contínuos para mapear e caracterizar a vegetação, bem como entender a dinâmica da biodiversidade de flora local.
Como o Maranhão apresenta características de dois importantes biomas brasileiros, o estudo das formações vegetais cria bases para o planejamento de ações sustentáveis e conservacionistas. Além disso, os levantamentos técnicos subsidiam políticas públicas para a preservação ambiental e para a promoção de estratégias de recuperação de áreas impactadas ou sensíveis.
A avaliação da cobertura florestal é uma ferramenta essencial para monitorar os impactos das atividades humanas no meio ambiente e para apoiar o uso sustentável dos recursos naturais.