AgroNegócio Agro
Petrobras e Yara dão novo passo para estruturar parceria em fertilizantes
Empresas vão analisar potenciais sinergias nos mercados e produtos industriais
15/07/2024 21h31 Atualizada há 3 meses
Por: Clipping Fonte: GloboRural
Getty Images

A Petrobras e a Yara Brasil Fertilizantes assinaram um acordo que vai permitir às duas empresas estruturar uma potencial parceria de negócios no segmento de fertilizantes, na produção de produtos industriais e na descarbonização da produção. O “master agreement” que elas firmaram é um documento que descreve os termos e condições para um futuro acordo.

Esse foi o segundo passo que as duas empresas deram rumo a uma parceria comercial. O primeiro movimento ocorreu em 29 de fevereiro, quando as companhias firmaram um memorando de entendimento para prospectar potenciais negócios entre elas.

Na próxima fase das negociações entre as duas empresas, Petrobras e Yara vão finalizar a análise sobre as potenciais sinergias entre suas operações. O foco será o aumento da eficiência no mercado local de fertilizantes e em produtos industriais, incluindo possíveis soluções de descarbonização.


O acordo que as duas empresas assinaram não tem caráter vinculante e está alinhado à revisão das diretrizes estratégicas da Petrobras. Aprovadas em 2023, elas preveem a retomada dos investimentos da estatal em fertilizantes.

Neste ano, a estatal iniciou estudos para retomar a conclusão da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS), e começou a se preparar para reativar a fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa), em Araucária (PR).
No Brasil, a Yara tem unidades produtoras de adubo nos municípios de Rio Grande (RS), Ponta Grossa (PR), Paulínia (SP) e Cubatão (SP). A empresa comprou na última década as duas unidades paulistas, que estão próximas a instalações da Petrobras.