A CMA CGM, empresa francesa de transporte marítimo, encomendou 12 navios porta-contêineres com propulsão dupla a GNL em dois estaleiros pertencentes ao conglomerado sul-coreano HD Hyundai, de acordo com fontes do setor de construção naval.
A HD KSOE anunciou na segunda-feira, em dois comunicados separados à bolsa de valores, que a HD Hyundai Samho e a HD Hyundai Heavy construirão cada uma seis navios porta-contêineres para uma empresa europeia não identificada. Esses navios terão capacidade de 15.500 TEUs, com entrega prevista até junho de 2028.
A HD KSOE informou que cada encomenda está avaliada em cerca de 1,84 trilhões de won, totalizando aproximadamente 3,68 trilhões de won para os 12 navios. Isso equivale a cerca de 2,66 bilhões de dólares ou aproximadamente 222 milhões de dólares por navio.
Fontes do setor disseram ao LNG Prime que a CMA CGM está por trás dessa encomenda de 12 navios porta-contêineres com propulsão dupla a GNL. No mês passado, o LNG Prime relatou, citando fontes, que a CMA CGM decidiu construir o próximo lote de seus navios movidos a GNL em dois estaleiros pertencentes à HD Hyundai.
Segundo as fontes, todos os navios terão tanques de GNL equipados com a tecnologia de contenção Mark III Flex da GTT e propulsão MAN ME-GI. Esses porta-contêineres se juntarão à frota da CMA CGM, que conta com cerca de 620 navios, incluindo mais de 30 já movidos a GNL.
A CMA CGM já investiu mais de 17 bilhões de dólares em uma frota de quase 120 navios movidos a GNL e metanol, com entrega prevista até 2027. A maioria desses navios está equipada com propulsão dupla a GNL.
Além disso, o LNG Prime relatou no ano passado que a CMA CGM decidiu mudar uma encomenda feita ao estaleiro chinês SWS de navios porta-contêineres movidos a metanol para GNL. Esta encomenda, avaliada em cerca de 1 bilhão de dólares, é para oito navios com capacidade de 9.200 TEUs.