O Porto Itapoá anunciou a aquisição de 20 novos caminhões elétricos, os chamados Terminal Tractors (TTs), para a movimentação interna de contêineres. Este investimento de R$20 milhões faz parte do processo de expansão do porto e posiciona Itapoá como o terminal portuário com a maior frota de TTs elétricos do Brasil.
Sergni Pessoa Rosa Jr., diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, destacou que a nova frota permitirá uma economia anual de 858 mil litros de combustível e a redução de 2 mil toneladas de emissões de carbono. As operações dos novos equipamentos estão previstas para começar em agosto.
Desde o ano passado, o terminal passou a adquirir energia apenas de fontes renováveis, recebendo, em abril deste ano, a certificação I-Rec que atesta que 100% do consumo de 2023 teve origem renovável
Em abril deste ano, o Porto Itapoá inaugurou a fase III de expansão, ampliando o pátio de contêineres em 200 mil m², totalizando 455 mil m² e aumentando a capacidade de movimentação para até 2 milhões de TEUs por ano.
Em 2023, o porto foi reconhecido pela segunda vez com o selo ouro do GHG Protocol, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, destacando seu compromisso com a sustentabilidade.
Outra iniciativa sustentável do Porto Itapoá foi a redução pela metade do uso de óleo lubrificante nos motores diesel dos guindastes, economizando cerca de 10 mil litros de óleo e 120 filtros por ano. O óleo usado é reciclado, contribuindo para uma cadeia mais sustentável.