Técnologia & Inovação Eventos
Startup santista é premiada pelo Cubo Itaú Maritime & Port
Se destaca com solução inovadora para o setor portuário
23/07/2024 12h19 Atualizada há 2 meses
Por: Clipping Fonte: da redação
HXtos

A startup HXtos, originária do Porto de Santos, foi honrada pelo Cubo Itaú Maritime & Port, o principal centro de inovação da América Latina. A premiação ocorreu na última quarta-feira (17), na Capital.

O reconhecimento veio pela solução automatizada de pontes rolantes para terminais de exportação de celulose desenvolvida pela HXtos, que conquistou o 2º lugar na categoria "Portos ao Cubo – tendências do setor marítimo e portuário". Esse sistema personalizado já está em plena operação nos terminais de celulose da DP World / Suzano, duas das principais exportadoras de carga desse tipo no país. No ano passado, essas empresas movimentaram cerca de R$ 16 milhões de toneladas do produto, aumentando a produtividade em 30%.

Luiz Simões, co-fundador e CEO da HXtos, comentou sobre a importância do prêmio: "Este reconhecimento é fundamental para nossa startup, reforçando nossa capacidade de apoiar grandes empresas nacionais e internacionais nos desafios diários do setor marítimo e portuário". Atualmente, as soluções da HXtos estão sendo implementadas nos portos de Santos e Itaqui, no Maranhão, e estão em processo de validação na América Latina e Europa. A empresa também obteve registro em Portugal para focar no mercado europeu.

"Estamos em um mundo completamente interligado, onde agilidade e precisão são essenciais. É isso que nossa solução oferece para cargas soltas e a granel, desde a chegada até o destino final. Ajudamos as empresas a reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir a segurança das operações, contribuindo diretamente para a competitividade dos terminais portuários e de toda a cadeia logística e econômica do setor", acrescentou Simões.

O prêmio foi recebido pelo CEO Luiz Simões, acompanhado por representantes da Suzano, Luiz Fernando Oliosi Paulino e Igor De Rossi. O evento também contou com a presença de representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, além de executivos da Wilson Sons, Porto do Açu e Hidrovias do Brasil, promovendo a troca de experiências e discussões sobre cooperação internacional, avanços regulatórios e tendências do setor.