O setor marítimo está registrando um crescimento significativo na frota de navios porta-contêineres, com novas unidades em construção sendo entregues. Em 2024, a frota aumentou 1,6 milhão de TEUs. Comparado a um ano atrás, a capacidade aumentou 11%, para 29,5 milhões de TEUs. Este é o crescimento mais rápido da frota em 15 anos.
Durante o primeiro semestre, um total de 264 navios com capacidade combinada de 1,6 milhão de TEUs foram entregues pelos estaleiros, dois terços a mais do que no primeiro semestre do ano passado, quando o recorde anterior foi estabelecido. E os armadores seguem encomendando novas construções. No acumulado do ano, um total de 63 navios com uma capacidade combinada de 400 mil TEUs foram encomendados.
A alta demanda por navios tem impactado a atividade de reciclagem. Este ano, 36 navios porta-contêineres com uma capacidade combinada de 51 mil TEUs foram desmanchados.
O crescimento mais rápido está sendo visto em embarcações que variam de 12 mil a 17 mil TEUs e representa mais de 50% da capacidade encomendada.
A capacidade da frota de contêineres deve exceder 30 milhões de TEUs pela primeira vez no final do terceiro trimestre e atingir 30,5 milhões até o final de 2024.