As quatro maiores instituições financeiras do Brasil – Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco e Caixa Econômica Federal concentravam 57,8% das operações de crédito no país no segmento bancário no fim do ano passado, conforme dados divulgados no Relatório de Economia Bancária (REB), do Banco Central (BC). Em 2022, o porcentual era de 58,6% (dado revisado).
Essas quatro instituições concentraram 55,3% dos ativos totais e 57,9% dos depósitos do mercado bancário brasileiro no fim do ano passado. Em 2022, os porcentuais eram de 56,0% e 58,4% (dados revisados), respectivamente.
No relatório publicado em 2022, o BC passou a adotar o conceito usado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) de Razão de Concentração dos Quatro Maiores (RC4) bancos, no lugar do RC5, que era utilizado desde a edição de 2017.
Segundo o relatório, a rentabilidade do sistema bancário, medida pelo ROE, apresentou leve redução em 2023 e distribuição heterogênea dentro do grupo das instituições financeiras de maior importância sistêmica.
Refletindo elevações no custo de captação e na inadimplência, o Indicador de Custo do Crédito (ICC) aumentou em 2023, na média do ano, apesar da queda vista no segundo semestre.