Destaques da Semana Destaque
Movimentação de contêineres em TUPs cresce 7,2% no 1º semestre
Entre os terminais autorizados, destacaram-se o Porto Itapoá...
30/08/2024 15h37
Por: Clipping
Divulgação

 movimentação de contêineres nos terminais portuários privados do Brasil avançou 7,2% no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, totalizando 2,4 milhões de TEUs, segundo levantamento da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) com base nos dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). 

Entre os terminais autorizados, destacaram-se o Porto Itapoá, com o maior crescimento entre os Terminais de Uso Privado (TUPs), registrando 25,3%, seguido pela DP World Santos (19,8%) e o Porto de Pecém (7,6%). Tanto o Porto de Pecém quanto o Porto Itapoá foram premiados na categoria Crescimento da Movimentação de Contêineres em 2023.

A expectativa é que a participação dos TUPs na movimentação de contêineres continue crescendo nos próximos anos, podendo ultrapassar 40% da participação nacional. A Imetame deverá iniciar suas operações com contêineres em breve, enquanto a Portonave, maior movimentadora de contêineres entre os TUPs nos últimos cinco anos, está investindo na adequação do seu berço para receber navios maiores, de 366 a 400 metros.

Em junho de 2024, a Portonave atingiu uma produtividade média de 118 Movimentos por Hora (mph), um aumento de cerca de 40% em relação ao ano anterior. Além disso, o Porto Chibatão manteve-se entre os TUPs com maior movimentação de contêineres, com um crescimento de 0,3%, mesmo enfrentando a grande seca na região Norte.

Na movimentação de contêineres por cabotagem, os terminais privados registraram um crescimento de 13,8% no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior, contribuindo para a redução do transporte rodoviário. 

Os terminais autorizados também apresentaram crescimento na movimentação de granéis sólidos, com um total de 241,6 milhões de toneladas movimentadas entre janeiro e junho de 2024, representando um avanço de 3,24% em relação ao primeiro semestre de 2023. As mercadorias com maior crescimento percentual foram Farinha de Trigo (148,6%), Ferro e Aço (127%) e Trigo (51,6%).

No primeiro semestre de 2024, três dos cinco portos brasileiros que mais movimentaram cargas, em volumes absolutos, foram terminais autorizados: Terminal Marítimo Ponta da Madeira (MA), Terminal de Tubarão (ES) e Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (RJ), todos associados à ATP. Juntos, eles movimentaram 144,8 milhões de toneladas, representando quase 23% da movimentação portuária do país, considerando portos organizados e terminais autorizados.