Eventos Eventos
APS adere ao Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão
Nas Empresas Estatais Federais
06/09/2024 10h33
Por: Clipping Diário
Divulgação

A Autoridade Portuária de Santos (APS) aderiu, nesta quarta-feira (4), ao Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) nas Empresas Estatais Federais. Assinaram o acordo 34 empresas públicas, em cerimônia no auditório da Petrobras, em Brasília. A APS foi representada por Ademir Bento Junior e Jaqueline Gregório da Silva, membros do Comitê de Diversidade da companhia.

A coordenação do pacto foi realizada pela Secretaria de Governança das Estatais do Ministério da Gestão. Este compromisso visa estabelecer mecanismos de cooperação para fortalecer as políticas públicas relacionadas ao tema, além de desenvolver estratégias que promovam a diversidade nas estatais.

O pacto firmado entre as estatais propõe o comprometimento com a construção de uma sociedade mais justa, impactando de forma positiva e significativa na vida das pessoas. Em outra direção, promove o bem-estar das pessoas, criando melhores condições de trabalho, incluindo a preservação da saúde física e mental. A iniciativa também está comprometida com o combate a qualquer tipo de discriminação — tendo o respeito e a valorização das diferenças como base de todas as relações. Além disso, valoriza a cultura inclusiva, estabelecendo ambientes com segurança psicológica, além de fortalecer a cooperação na busca de soluções e otimizar esforços e recursos.

Com o pacto firmado, as estatais signatárias se comprometem com a formação de um espaço de troca de experiências entre as empresas sobre boas práticas de equidade e inclusão, além da realização de ações conjuntas, com eventual otimização de custos, para o aumento da visibilidade do tema na sociedade e no meio empresarial.

Diversidade na APS

Criado em junho de 2021, o Comitê de Diversidade da APS tem como objetivo promover a inclusão e a igualdade de oportunidade e tratamento a todos, desenvolver ações de conscientização e capacitação visando combater a discriminação e o preconceito, além de disseminar a cultura organizacional de inclusão e diversidade.