Últimas Notícias Infra
Porto de São Sebastião abre chamamento para construção de novo pátio de caminhões
Objetivo é otimizar a logística e reduzir congestionamentos nas vias de acesso
11/09/2024 15h24 Atualizada há 2 meses
Por: Clipping Diário
Divulgação

O Porto de São Sebastião está avançando com um novo projeto que visa a construção de um pátio de triagem para caminhões. O chamamento público 2/2024, publicado em 28 de agosto pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), está recebendo propostas de empresas interessadas até o final de novembro. As propostas devem ser enviadas para o e-mail licitacoes@portoss.com.br, com o assunto Chamamento Público AALP e o nome da empresa.

O pátio de triagem terá um papel crucial na melhoria do fluxo de cargas e na oferta de melhores condições para os caminhoneiros que utilizam o Porto da Cidade. O novo espaço é projetado para apoiar logisticamente as operações portuárias e minimizar o congestionamento de caminhões nas vias de acesso ao porto, onde frequentemente ocorrem filas de espera para carga e descarga. Além disso, o pátio contará com novas instalações para proporcionar aos caminhoneiros serviços de alimentação, higiene e hospedagem.

Ernesto Sampaio, diretor-presidente da CDSS, destaca que “a implantação do pátio de triagem trará muitos benefícios e mais conforto aos condutores dos caminhões, oferecendo acesso a vestiários, sanitários e locais adequados para suas refeições. A iniciativa também ajudará a evitar congestionamentos na cidade”.

O processo de credenciamento será dividido em duas etapas. A primeira, de caráter documental, permite que as empresas interessadas apresentem suas propostas. A empresa selecionada terá um prazo de 12 meses para concluir a implantação do projeto, que incluirá 150 vagas para caminhões do tipo bitrem. O credenciamento definitivo será concedido após a autorização para o início das operações, ao final da implantação.

O Governo do Estado, que supervisiona a CDSS, informa que a construção do pátio de caminhões faz parte de um pacote de melhorias em curso no Porto de São Sebastião. Entre essas melhorias estão a construção de 11 novos armazéns, a reforma do centro de controle operacional, a pavimentação de pátios de armazenagem e das vias de acesso, o aprimoramento do monitoramento por circuito fechado de TV, e a atualização das obras de segurança e alfandegamento. Também está em andamento um novo sistema de combate a incêndios.

O Porto de São Sebastião tem acesso facilitado pela Rodovia dos Tamoios, que se conecta aos principais acessos do estado de São Paulo, além de estar próximo à malha ferroviária e ao Aeroporto Internacional de São José dos Campos. A obra do Contorno de São Sebastião na Tamoios está em fase final e incluirá uma alça exclusiva ao Porto, visando a facilitar o acesso e minimizar a interferência no trânsito urbano.

Além disso, o Porto recentemente aderiu à Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos, que promove a troca de experiências e a implementação de ações para acelerar a descarbonização do setor marítimo e portuário. Como primeira medida, foram introduzidos descontos na tarifa portuária para embarcações que comprovem sustentabilidade e eficiência energética, com baixa emissão de gases de efeito estufa.

“A adesão a essas iniciativas reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável em São Paulo”, afirma Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado.