Economia Economia
PIX supera cartão de débito nas compras de Dia dos Namorados
A data comercial deve movimentar R$ 23 bilhões no setor de varejo e serviço
12/06/2024 10h15 Atualizada há 4 meses
Por: Clipping Fonte: Clipping
Divulgação

Um estudo divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostrou que no Dia dos Namorados deste ano o consumidor brasileiro deve desembolsar em média 238 reais com os presentes de seus parceiros. Com esse valor médio gasto pelos consumidores o setor de varejo e serviço deve movimentar aproximadamente 23 bilhões de reais. A principal forma de pagamento escolhida entre os entrevistados será à vista (65%), enquanto 33% devem optar pelo parcelado.

O PIX aparece com 27% das preferências dos consumidores, superando as transações feitas pelo cartão de débito (13%). Quando comparadas as principais modalidades de pagamento o PIX fica apenas atrás apenas do cartão de crédito que possibilita o parcelamento da compra (31%).

"O PIX trouxe uma revolução para os pagamentos online, oferecendo uma experiência rápida, segura e conveniente para os consumidores. Com apenas alguns cliques, é possível realizar uma transação instantânea, sem a necessidade de inserir dados bancários repetidamente ou esperar por longos períodos de processamento. Além disso, sua integração perfeita com as plataformas de e-commerce proporciona uma experiência de compra mais fluida e sem interrupções. Sem dúvida, o PIX representa o futuro dos pagamentos digitais, trazendo benefícios significativos tanto para os consumidores quanto para os comerciantes", destaca Alexander Frota, CEO da Abmex.

Para lidar com os preços elevados, 76% dos consumidores planejam pesquisar antes de comprar, principalmente pela internet.

“Na Abmex, estamos comprometidos em desenvolver novas tecnologias que não apenas sustentem, mas também expandam o potencial do PIX. Acreditamos que inovações contínuas nesse sistema de pagamento são essenciais para atender às demandas de um mercado cada vez mais digital e exigente. Nosso objetivo é garantir que o PIX continue a oferecer benefícios significativos, simplificando transações e impulsionando a economia digital no Brasil.", completa.

Os dados revelam ainda que 29% das pessoas ouvidas reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. Entre os principais motivos, 30% acreditam que os parceiros merecem, 26% querem agradar, não se importando se vão gastar mais do que deveriam e 16% gostam de impressionar.