Após as diversas polêmicas com o governo brasileiro, Elon Musk ganhará uma nova rival em território nacional. Acontece que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu sinal verde para o início das operações da E-Space, rival da Starlink, no Brasil. O detalhe é que o serviço de internet via satélite iniciará os trabalhos por aqui com o dobro de satélites da Starlink.
O pedido para operar no Brasil havia sido feito pela empresa de Ruanda, na África Oriental, em julho de 2023, mas a liberação só foi oficializada na última quarta-feira (11), após o início do pagamento do licenciamento, segundo informações do Telesíntese.
A E-Space recebeu permissão para usar até 8.640 satélites de baixa órbita, desta forma, pode se tornar a maior rede de comunicação via satélite aqui no Brasil. Para se ter ideia, a Starlink tem liberação para usar apenas 4.400 satélites no país. Mesmo assim, a empresa tenta expandir os negócios por aqui, tendo uma solicitação ainda não autorizada para fazer o uso de mais 7.500 satélites.
Vale citar que a E-Space possui um prazo para começar a operar a constelação Semaphore em até dois anos, caso o contrário, poderá perder a licença para atuar em território nacional.