Destaques da Semana Notícias em Destaque
A APM Terminals Suape adquiriu 28 equipamentos para operação do terminal
O processo envolve um longo período de desenvolvimento de projeto
13/06/2024 11h47 Atualizada há 4 meses
Por: Clipping Fonte: Clipping
Divulgação

A APM Terminals Suape adquiriu 28 equipamentos para operação do terminal, todos eletrificados. A empresa fabricante escolhida foi a Sany. O processo envolve um longo período de desenvolvimento de projeto para customização de cada detalhe dos equipamentos. A APM Terminals visa acelerar a adoção de equipamentos elétricos de manuseio de contêineres.

O terreno onde será implantado o terminal portuário, localizado no Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape), Pernambuco, está em obras desde fevereiro e a previsão é de que o terminal entre em operação no segundo semestre de 2026.

“A APM Terminals Suape está investindo mais de R$ 241 milhões em equipamentos modernos para consolidar o projeto em Pernambuco, que será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina. Essa é mais uma etapa que reforça o compromisso da APM Terminals em liderar a modernização do setor portuário no Brasil”, diz Aristides Russi Júnior, diretor-superintendente da APM Terminals Suape.

Dos 28 equipamentos adquiridos, dois são guindastes STS (Ship to Shore), modelos operados por controle remoto, com sistemas que auxiliam no primeiro posicionamento e conferem mais segurança e produtividade às operações. Além de OCR (Optical Character Recognition), que proporciona alta confiabilidade no embarque e desembarque dos contêineres, conta com dispositivos que aumentam a acuracidade do movimento e com tecnologias e sistemas que evitam avarias no equipamento e conferem mais proteção para a carga transportada.

Também foram adquiridos sete guindastes RTGs, que operarão por controle remoto, dotados dos mesmos dispositivos de segurança dos STSs. A operação remota, quando o operador atua da sala de controle e não na cabine do equipamento, traz mais produtividade e mais segurança às atividades do terminal. Os RTGs são equipados com sistemas que evitam a colisão, incluindo outros equipamentos, veículos e pessoas, e, além disso, impedem que o caminhão externo seja içado, em casos em que os contêineres ainda estejam travados durante o levantamento. Já as duas reachstackers encomendadas, utilizadas para movimentação de contêineres, serão os primeiros veículos elétricos dessa categoria presentes no Brasil, assim como as duas empilhadeiras de contêineres vazios. A compra também inclui mais uma empilhadeira de 16 toneladas e 14 terminal tractors, todos elétricos.

A APM Terminals Suape terá rede 5G própria, que possibilitará transmitir informações em tempo real para os clientes em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia, sete dias por semana.