O Porto de Itajaí (SC) iniciou oficialmente, na última sexta-feira (11), as operações da JBS Terminais com a atracação do navio Maersk Lamanai, de bandeira de Hong Kong. A embarcação de 300 metros de comprimento por 45,2 metros de largura, vinda do Porto de Paranaguá (PR), atracou no berço 2 da área arrendada pela JBS Terminais às 8h30. O navio, operado pela Seara e agenciado pela Maersk, seguiu viagem ao Porto de Santos (SP) após completar as movimentações de cargas refrigeradas.
A JBS Terminais projeta a movimentação de cerca de 58 mil TEUs por mês em Itajaí, superando a meta mínima de 44 mil TEUs estabelecida contratualmente. Com a autorização de alfandegamento emitida pela Receita Federal do Brasil no último dia 4 de outubro, a JBS Terminais está apta a realizar operações em seus berços arrendados (1 e 2).
Além disso, a empresa prevê a chegada de cinco linhas regulares de navios operados por armadores de longo curso e cabotagem, como MSC, Hapag-Lloyd, Sealead e Norcoast, fortalecendo ainda mais o comércio exterior, especialmente na exportação de carnes congeladas, principal carga movimentada pelo terminal.
A movimentação de navios no Porto de Itajaí, que já havia começado na área pública em parceria com SC Portos, foi intensificada com o início das operações da JBS. Desde julho, sete navios operaram no porto público, e a expectativa é que a retomada das atividades na área arrendada traga uma contribuição significativa para a economia local e regional, gerando novos empregos e impulsionando o comércio exterior.