O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, revelou hoje (15) o leilão do terminal de contêineres STS10, localizado em Santos, São Paulo. Esta iniciativa, aprovada em conjunto com a Casa Civil, introduz um novo modelo que contará com quatro berços de atracação, um a mais do que o previsto originalmente, que contemplava apenas três.
Com a adição deste novo berço, o governo projeta um aumento significativo na capacidade de movimentação de contêineres no porto de Santos, elevando-a em 50%. Atualmente, a instalação lida com cerca de 6 milhões de contêineres anualmente, mas com as alterações, a expectativa é que esse número alcance impressionantes 9 milhões.
Em relação ao terminal de passageiros, a administração está em processo de avaliação com a Infra S.A. para determinar a melhor forma de operação. Este terminal, que já atende aproximadamente 1 milhão de cruzeiristas por ano, deverá ser projetado de maneira que não interfira na dinâmica do terminal de contêineres, garantindo uma operação eficiente e fluida.
Futuro Incerto: O que esperar do Terminal STS10 segundo o MPOR
Essa iniciativa marca um passo importante para a modernização do porto, refletindo o compromisso do governo em fortalecer a infraestrutura portuária do Brasil.
#PortoDeSantos #LeilãoSTS10 #Contêineres #InfraestruturaPortuária #CrescimentoEconômico