A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou a realização do leilão dos terminais MAC16, no Porto de Maceió (AL), e MCP03, no Porto de Santana (AP).
O terminal MAC16 contará com um investimento estimado de R$ 6,2 milhões. O arrendamento será simplificado, com prazo de cinco anos, o que dispensou a necessidade de audiências e consultas públicas.
A área será destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos em geral. Inicialmente, o terminal movimentaria apenas granéis sólidos minerais, como concentrado de cobre, mas o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) foi ajustado para ampliar a atratividade do terminal.
O terminal MCP03 terá um investimento previsto de R$ 88,9 milhões ao longo dos 25 anos do contrato. O terminal será utilizado para movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, especialmente soja e milho. Esse projeto passou por audiência e consulta públicas em agosto do ano passado, e o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), elaborado pela Infra S.A., foi aprovado pela Antaq.