Santos, 7 de novembro de 2024 – O Porto de Santos se prepara para receber, nesta quinta-feira (7/11), uma grande novidade no cenário portuário brasileiro. O navio Zhen Hua 15, que transporta dois novos portêineres de 94 metros de altura, deve atracar no Brasil Terminal Portuário (BTP) às 10h, após ter chegado à barra do porto na manhã de (4/11), às 5h42.
Estes novos portêineres da classe Super Post-Panamax, são equipamentos de última geração, foram fabricados pela ZPMC (Zhenhua Port Machinery Company) e representam um marco importante para a infraestrutura portuária do país.
Com 94 metros de altura, cada um dos equipamentos é equivalente a um prédio de 30 andares, proporcionando uma impressionante capacidade de manuseio de contêineres, característica essencial para o atendimento de navios cada vez maiores.
Além do tamanho imponente, os novos portêineres da BTP são eletrificados e contam com tecnologia embarcada, que promete otimizar ainda mais a segurança e a eficiência operacional nas operações de embarque e desembarque de contêineres.
Esses equipamentos de última geração permitirão ao Porto de Santos realizar operações com navios de grandes dimensões com mais agilidade, minimizando riscos e aumentando a produtividade.
O Porto de Santos, é um ponto estratégico para o comércio internacional, especialmente para exportação e importação de grãos, combustíveis e outros produtos. A chegada desses equipamentos se alinha a um movimento crescente de modernização e expansão da infraestrutura portuária nacional, que visa acomodar os mega navios que têm crescido cada vez mais em tamanho e capacidade de carga.
O investimento em equipamentos modernos e com alta capacidade de operação é fundamental para o desenvolvimento do comércio exterior do Brasil e para garantir que o país se mantenha competitivo em um mercado global cada vez mais exigente.
A cerimônia de atracação do navio Zhen Hua 15 e a recepção dos novos portêineres sera´ marcada por um grande evento no terminal BTP, com a presença de autoridades e representantes do setor logístico e portuário, que acompanharão de perto essa inovação.