A Autoridade Portuária de Santos (APS) abriu, nesta segunda-feira, 11 de novembro, a III Jornada ESG do Porto de Santos, realizada no Parque Valongo, em Santos. O evento segue amanhã e quarta-feira (13/11). Este evento reafirma o compromisso da APS de fazer de Santos um porto referência em sustentabilidade.
“Temos que incentivar cada vez mais as ações ESG e assim garantir um mundo melhor às novas gerações. Aqui, no Porto de Santos, damos descontos em tarifas aos que avançam nesta pauta; patrocinamos uma ação em Conceiçãozinha.
Onde o Centro Comunitário paga com cestas básicas quem coleta lixo reciclável que iria para ao mar e , na quinta-feira, três rebocadores da Wilson Sons passarão a atuar com eletricidade, deixando de emir uma quantidade de dióxido de carbono, o que representa o ganha ambiental de quase 400 árvores sadias”, afirmou o presidente Anderson Pomini, na abertura da III Jornada ESG do Porto de Santos.
Realizado em uma área revitalizada do Porto (Parque Valongo), outra inciativa fruto da pauta ESG, em parceria com a Prefeitura de Santos, o objetivo da III Jornada ESG é convidar os participantes a refletirem seus papéis no desenvolvimento de um porto sustentável, conhecer programas e melhores práticas para promoção de um modo positivo, consciente e integral de construir e manter uma comunidade de entorno portuário sustentável junto ao Porto de Santos.
Nesta terça-feira, 12 de novembro, o evento prossegue com a seguinte programação:
– 8h30 – Painel: Iniciativas do Setor Público para a consolidação de práticas ESG
– 10h15 – Palestra: Combate ao Assédio e Consolidação da Cultura de Integridade
– 10h45 – Painel: Descarbonização Portuária: Da teoria à prática
– 14h00 – Painel: Diversidade e Inclusão
– 16h00 – Painel: Direitos Humanos
Encerrando a programação, no dia 13, está prevista a entrega do Prêmio Excelência em ESG – Porto de Santos 2024.
O termo ESG (environmental, social and governance) significa, em português, ambiental, social e governança corporativa. Ou seja, refere-se a um conjunto de práticas e políticas focadas em sustentabilidade ambiental, governança e responsabilidade social, que hoje são essenciais para a análise de risco e para a tomada de decisão no mercado.