O Governo do Estado do Rio Grande do Sul deu início à Missão Japão-China 2024, que ocorre entre os dias 18 e 27 de novembro, com o objetivo de promover o estado como destino para investimentos estratégicos, fortalecer relações bilaterais e buscar referências em desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica.
A comitiva, composta por autoridades estaduais e liderada pelos secretários Artur Lemos (Casa Civil), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico) e Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha), conta com a presença do presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, representando o setor portuário gaúcho em negociações estratégicas.
A agenda internacional começou com uma reunião em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no dia 15 de novembro, onde foram discutidas possíveis cooperações em segurança alimentar e inovação agropecuária, com destaque para um fundo de investimentos com recursos oriundos do petróleo.
Na segunda-feira, 18/11, o primeiro compromisso oficial no Japão foi a visita à planta de hidrogênio verde da Mitsubishi Heavy Industries, em Takasago, na província de Hyogo. Durante três horas, a comitiva conheceu as instalações do Takasago Hydrogen Park, pioneiro mundial na integração de tecnologias para produção, armazenamento e uso de hidrogênio.
A planta é equipada com tecnologia de ponta, incluindo uma eletrólise alcalina norueguesa com capacidade de produzir 1.100 Nm³/h de hidrogênio, a maior do mundo, e sistemas de armazenamento com capacidade total de 39.000 Nm³. Além disso, a validação da utilização do hidrogênio é realizada em turbinas a gás de grande porte JAC (450 MW) e de médio porte H-25 (40 MW), avançando na transição energética global.
Cristiano Klinger destacou o potencial do hidrogênio verde como alternativa sustentável para o futuro logístico e industrial do estado. "A agenda foi muito positiva, especialmente ao observarmos, na prática, a implantação do projeto de hidrogênio, ainda em fase piloto. Foi extremamente importante conhecer como o projeto é aplicado e mapear suas potencialidades como um todo para a efetivação de iniciativas semelhantes em nosso estado.", afirmou.
O governador do estado, Eduardo Leite, também está no Japão integrando uma outra comitiva de autoridades estaduais. Nos próximos dias os grupos vão se reunir e dar continuidade à Missão Japão-China 2024, com uma agenda voltada para estreitamento de laços com empresas e instituições nos setores automotivo, infraestrutura e energia, fortalecendo as relações comerciais entre o Rio Grande do Sul, Japão e China e promovendo novas oportunidades de cooperação.