Receba nossas notícias no WhatsApp
Geral CM São Luis - MA

Coletivo Nós cobra revitalização do Circo Escola em São Luís

Texto:AscomO co-vereador Jonhatan Soares, do Coletivo Nós (PT), apresentou requerimento na Câmara Municipal de São Luís, na sessão desta segunda-fe...

24/02/2025 16h51
Por: Clipping Diário Fonte: Câmara Municipal de São Luis - MA
>“Este é um projeto que foi desenvolvido com dinheiro público para atender a população, mas está abandonado”, destacou o co-vereador / Leonardo Mendonça
>“Este é um projeto que foi desenvolvido com dinheiro público para atender a população, mas está abandonado”, destacou o co-vereador / Leonardo Mendonça
Texto:Ascom

O co-vereador Jonhatan Soares, do Coletivo Nós (PT), apresentou requerimento na Câmara Municipal de São Luís, na sessão desta segunda-feira (24), solicitando a revitalização e reativação do Circo Escola, localizado no bairro Cidade Operária. O parlamentar denunciou que o espaço, que já foi referência na educação e lazer de crianças e jovens, está desativado e que espaço desabou há 15 dias e segue sem qualquer providência por parte do Executivo Municipal.

O Circo Escola foi criado em 1999 e desde então se tornou um importante ponto de referência na assistência social na capital maranhense. Jhonatan criticou a falta de ação do poder público, especialmente após investimentos significativos de recursos públicos para a manutenção e funcionamento do espaço, que agora está inativo e sem recursos.

 “Este é um projeto que foi desenvolvido com dinheiro público para atender a população, mas está abandonado, deixando centenas de crianças sem a oportunidade de participar de atividades educativas e culturais”, destacou o co-vereador.

Inicialmente funcionando no Anel Viário, entre 1999 e 2009, o espaço foi desativado entre 2009 e 2014. No final de 2014, o projeto foi reinaugurado na Cidade Operária, oferecendo 12 oficinas para cerca de 334 crianças e adolescentes, com idades entre sete e 17 anos. As oficinas abrangiam artes circenses, artes visuais, música, dança, esporte, lazer, educação ambiental, e outras atividades socioeducativas.

O projeto teve reconhecimento nacional e internacional. Em 2004, por meio de uma parceria com a Unicef, o governo da Coreia do Sul visitou o Circo Escola e validou as atividades desenvolvidas. O projeto também foi indicado para o Programa Criança Esperança, além de servir como modelo para a criação do Circo da Baixada, no Rio de Janeiro, a partir da indicação do TDH/Brasil.

“Com este pedido de revitalização, esperamos que o Executivo Municipal se posicione urgentemente e evite que o projeto, que é considerado um modelo de sucesso e inclusão, continue a ser negligenciado, impactando negativamente a vida de jovens e suas famílias”, declarou.

Continua após a publicidade
Anúncio

A proposta foi encaminhada à Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) para que as providências sejam tomadas e o Circo Escola possa retomar suas atividades, atendendo novamente as crianças e adolescentes que dependem dessas ações para o seu desenvolvimento e inclusão social.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.