O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (21), da assinatura do contrato de concessão do terminal ITG02, em Itaguaí (RJ).
O terminal, arrematado pela Cedro Participações S.A. em leilão realizado em dezembro, receberá um investimento inicial de R$ 3,6 bilhões para construção e operação, sendo o maior valor já obtido em leilões do setor, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos. O projeto deverá gerar até cinco mil empregos diretos e indiretos.
Em seu discurso, Lula destacou a importância da parceria público-privada para o desenvolvimento do país e elogiou a visão empreendedora de Lucas Kallas, presidente do conselho da Cedro Participações. O terminal, que ocupa uma área de 250 mil metros quadrados, terá capacidade para movimentar 20 milhões de toneladas por ano, impulsionando em um terço a produção portuária local, com foco na movimentação e armazenagem de minério de ferro.
O governo também anunciou a destinação dos recursos de 2024 e 2025 do Fundo da Marinha Mercante para o financiamento da Marinha Mercante e da indústria naval. Foram firmados contratos no valor de R$ 5,49 bilhões, o maior montante desde 2012, abrangendo 15 novos contratos e 565 obras voltadas para navegação interior, apoio marítimo, portuário e cabotagem, além da reparação naval brasileira.