O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) deu início, nesta sexta-feira (21), à primeira edição das "Caravanas da Inovação Portuária" em Recife. A iniciativa busca impulsionar a inovação nos portos públicos brasileiros por meio de capacitação, networking e troca de experiências entre gestores, empresas, especialistas e órgãos públicos.
Realizado em parceria com a Antaq, o Hub Brasil Export e as Autoridades Portuárias, o evento tem como objetivo fortalecer a cultura da inovação no setor e incentivar práticas modernas e eficientes. Na abertura, o diretor de Política Setorial do MPor, Tetsu Koike, destacou a necessidade de um processo contínuo de inovação no setor portuário.
A coordenadora de Inovação da Antaq, Renata Machado, apresentou o Guia de Enfrentamento ao Assédio, desenvolvido com o MPor, ressaltando seu papel na promoção de um ambiente de trabalho mais inclusivo. O Porto Digital também participou, compartilhando experiências sobre tecnologia aplicada à gestão portuária.
Murilo Machado Chaiben, do Ministério do Empreendedorismo, e Osório Coelho, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, discutiram a importância da descentralização de equipes e o uso da Lei do Bem para incentivar investimentos em inovação. Já Karina Martins, do Hub Brasil Export, apresentou o pacto Soul Export, iniciativa voltada ao desenvolvimento sustentável e inovação no setor portuário.
Outro destaque foi o sistema Porto Sem Papel (PSP), apresentado por Carlos Tiego Arruda, do MPor. O PSP, que já opera em 100% dos portos públicos do país, simplifica os procedimentos de estadia dos navios ao integrar informações em um único banco de dados.