Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrolina - PECom a proximidade do Carnaval, muitas pessoas começam a se preparar para as festividad..." name="description" />
Com a proximidade do Carnaval, muitas pessoas começam a se preparar para as festividades, buscando enfeites, adereços e brilhos para dar ainda mais cor e alegria à folia. Uma das opções mais populares para criar penteados e fixar acessórios na cabeça durante as celebrações é o uso de pomadas capilares. No entanto, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), alerta sobre o risco à saúde no uso desses produtos, em especial aqueles que não têm aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O uso inadequado ou excessivo de pomadas pode causar problemas no couro cabeludo, como obstrução dos poros, irritações e até mesmo reações alérgicas. Além disso, o contato com a pele pode levar ao surgimento de dermatites, especialmente se o produto contiver substâncias químicas agressivas. A orientação da Vigilância Sanitária é que os foliões busquem produtos aprovados pela ANVISA e evitem misturar diferentes tipos de produtos capilares, além de ter atenção com o período que o produto permanece em contato com o couro cabeludo.
A Vigilância Sanitária alerta para a importância de garantir que os produtos sejam armazenados corretamente, longe do alcance de crianças, e que sejam aplicados de forma moderada para evitar excessos que possam comprometer a saúde capilar. Vale ressaltar a necessidade de cuidados durante o Carnaval, garantindo que as festas sejam vividas com segurança e saúde, sem prejuízos para a pele e o cabelo dos foliões.
Por meio do site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária as pessoas podem ter acesso as pomadas capilares que são autorizadas: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadasautorizadas