Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Assista ao programa na íntegra
A assessora de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti), Fabiana Moura, enalteceu, nesta terça-feira (25), em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultânea pela TV Assembleia, o sucesso do curso da língua chinesa Mandarim, ofertado pelo Governo do Estado, no início de cada semestre.
No bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, Fabiana Moura explicou que o curso é oferecido em parceria com o Instituto Confúcio, do governo chinês, sendo o Básico 1 com 120 vagas, abertas em edital e os interessados devem ter a partir de 16 anos; nacionalidade brasileira; e ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.
“O curso é uma parceria com o Instituto Confúcio – Maranhão, que tem como missão o ensino da língua chinesa, a divulgação da cultura e da história da China, além do fortalecimento do intercâmbio cultural e acadêmico entre o Maranhão e a China. Ele está presente em 146 países e é subsidiado pelo Governo da China. No Brasil, só está em cinco ou seis estados e o Governo do Maranhão oferece desde 2018”, disse.
Por fim, a assessora reforçou também que todo início de semestre tem abertura das inscrições para o Básico 1, na sequência as turmas já em andamento do básico, intermediário e avançado, cada um com três semestres de aula; e que cada módulo dá um certificado, sendo um sucesso de público com pelo menos 120 vagas, por conta do grande desejo de acesso ao Mandarim, a principal língua comercial de China.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.