Receba nossas notícias no WhatsApp
Portos & Terminais Portos

Segurança Portuária de São Francisco do Sul atende às normas internacionais

Como consequência, o órgão emitiu...

25/02/2025 12h35 Atualizada há 4 horas
Por: Assessoria de Imprensa
Segurança Portuária de São Francisco do Sul
Segurança Portuária de São Francisco do Sul

O Plano de Segurança Portuária do Porto de São Francisco do Sul foi aprovado pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos).

Como consequência, o órgão emitiu a Declaração de Cumprimento do Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, na sigla em inglês), que foi publicada no Diário Oficial da União, esta semana.

A Declaração é uma certificação internacional, concedida pela União, atestando que o Porto atende a todas as exigências de segurança exigida para controle de acessos e monitoramento das instalações.

Para obter a certificação, que estava caçada desde 2021, o Porto de São Francisco realizou, nos últimos dois anos, o maior investimento em segurança da informação da sua história: R$ 25 milhões.

Uma das principais obras de modernização foi o novo sistema de monitoramento e controle de acesso ao Terminal Graneleiro, responsável pelo armazenamento de soja e milho, principalmente.

No local foram instaladas 12 câmeras de leitura de placas de caminhões e identificação de cada vagão de trem que leva carga ao Porto, por meio do Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR). O sistema permite a conexão online com a Receita Federal para o envio das informações das diferentes cargas. O controle de acesso ao Terminal Graneleiro também foi modernizado, com quatro novos equipamentos que identificam os caminhoneiros por meio da biometria digital, além da automação dos portões. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Foram colocadas, ainda, 111 novas câmeras para o aprimoramento do Circuito Fechado de Televisão (CFTV). Em 2024, também houve grandes investimentos na área de Tecnologia da Informação, com a compra de dois storages, para armazenamento de imagens, e 10 servidores.
Em 2023, o Porto já tinha habilitado um novo acesso, com três balanças, o que agilizou a movimentação de caminhões.

Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, a certificação, válida por cinco anos, demonstra o compromisso do terminal catarinense com a segurança portuária. 
“Foram dois anos de intenso trabalho de modernização em tecnologia da informação e investimentos milionários em infraestrutura, para transformar São Francisco num porto de excelência, seguindo todos os padrões internacionais”.

O gerente de Segurança, Pablo da Silva, responsável pela organização do processo para obter a Declaração de Cumprimento lembrou das etapas necessárias para alcançar a certificação.
“Inicialmente, o Porto elaborou um Estudo de Avaliação de Riscos (EAR) que foi submetido à aprovação da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos)”. 
Após a sua validação, foi produzido o Plano de Segurança Pública Portuária (PSP), que também foi aprovado pela Cesportos.

“Esta certificação é similar ao que empresas recebem com as ISO, ou seja, certificações de qualidade baseadas em padrões internacionais”, compara Silva, acrescentando que o Porto de São Francisco também conta com as certificações ISO 9001 e 14001.

Dados gerais do Porto:

Continua após a publicidade
 

Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

- Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina
- Entre os 10 maiores portos públicos do Brasil em movimentação de carga geral.
- Dois recordes históricos seguidos em movimentação de cargas: 2023 (16,8 milhões de toneladas) e 2024 (17 milhões de toneladas).
- Entre os cinco portos públicos do país com Certificação ISO 9001 e 14001.
- Recebeu três prêmios do Ministério dos Portos, em 2024, pelo aumento da movimentação de cargas e bons índices de gestão.
- Responsável por 42% de todo o aço importado pelo Brasil e por 80% da soja exportada por SC.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Portos de Santa Catarina - SC

Portos de Santa Catarina - Santa Catarina

Sobre o município
Os Portos de Santa Catarina são importantes pontos de movimentação de cargas no sul do Brasil. Destaca-se o Porto de Itajaí e o Porto de São Francisco do Sul. O Porto de Itajaí é um dos principais do estado, com ênfase na movimentação de contêineres, carga geral e granéis sólidos. Já o Porto de São Francisco do Sul, localizado no litoral norte, é conhecido pela movimentação de cargas sólidas e líquidas, principalmente grãos e produtos siderúrgicos.