Receba nossas notícias no WhatsApp
Geral Maranhão

Uemasul é selecionada em chamada pública para o projeto Salas Verdes

Projeto visa criar espaços educadores para atuarem como centros de informação e formação socioambiental, com a realização de atividades educacionai...

25/02/2025 16h41
Por: Clipping Diário Fonte: Secom Maranhão
- Uemasul é selecionada em chamada pública para o projeto Salas Verdes (Foto: Divulgação)
- Uemasul é selecionada em chamada pública para o projeto Salas Verdes (Foto: Divulgação)

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) foi selecionada na chamada pública do Governo Federal para participar do projeto ambiental Salas Verdes, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), coordenado atualmente pelo Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva.

O projeto tem o objetivo de incentivar a criação de espaços educadores para atuarem como centros de informação e formação socioambiental, com a realização de atividades educacionais e culturais, dentro dos princípios da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA).

A chamada pública foi realizada em novembro de 2024 e a seleção das instituições foi realizada em duas etapas: Análise de projeto político-pedagógico e análise documental. O projeto é destinado a instituições que desenvolvem atividades de educação ambiental não formal. O lançamento da Sala Verde da Uemasul será realizado durante o I Encontro Internacional da Amazônia Oriental e III Fórum Socioambiental, em junho deste ano.

"A Sala Verde da Uemasul será um espaço crucial na promoção da sustentabilidade, educação, pesquisa e extensão, isto é, uma ferramenta para o desenvolvimento de uma consciência ambiental e para a formação de futuros profissionais comprometidos com a preservação ambiental na Região Tocantina do Maranhão, integrar a educação ambiental ao Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI)", afirmou a reitora Luciléa Gonçalves.

O projeto político pedagógico da Sala Verde da Uemasul foi enviado pelos professores Ivaneide de Oliveira Nascimento, Aichely Rodrigues da Silva e Bruno Lucio Meneses Nascimento. Nele, além da apresentação da universidade, estão descritas as propostas para as ações que serão implementadas na Sala Verde, como ampliar o programa permanente de iniciação à docência a acadêmicos das licenciaturas, instituir a política e o programa estadual e capacitação de docentes e outros profissionais da educação básica, estabelecendo áreas prioritárias, estimular colaborações com instituições de ensino superior e certificação das atividades de formação na área de educação ambiental e incentivar a discussão crítica sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável na sociedade.

Salas Verdes

Continua após a publicidade
Anúncio

O projeto Salas Verdes foi instituído em 2000 e relançado em 2023, com o objetivo de atender às demandas de instituições que buscavam publicações para subsidiar suas ações de educação ambiental. Em sua origem, tinha como foco transformar os espaços em bibliotecas verdes.

O objetivo do projeto é contribuir para a implementação da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), da Política Nacional de Biodiversidade, da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), entre outras, a partir da criação e do fortalecimento da atuação de espaços educadores para o desenvolvimento de ações de cidadania e educação ambiental não formal.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.