O Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, registrou um aumento de 5% na movimentação de cargas nos primeiros nove meses de 2024, comparado ao mesmo período de 2023. De janeiro a setembro, o terminal movimentou 13 milhões de toneladas, contra 12,4 milhões no ano anterior.
A exportação de grãos, como soja e milho, foi um dos principais fatores para esse crescimento, totalizando 7,2 milhões de toneladas, o que representou 55% de toda a carga movimentada. O principal destino foi a China, com 6,2 milhões de toneladas de soja e 1 milhão de toneladas de milho exportados para o país asiático.
No total, as exportações, incluindo outros produtos, somaram 7,5 milhões de toneladas. Já as importações chegaram a 5,5 milhões de toneladas, sendo que 3 milhões correspondem a produtos siderúrgicos, e 1,7 milhão de toneladas a fertilizantes.
Em setembro, o porto movimentou 1,5 milhão de toneladas, divididas entre 800 mil toneladas de exportação de grãos e 700 mil toneladas de produtos descarregados, como bobinas de aço e fertilizantes.
O secretário de portos, aeroportos e ferrovias, Ivan Amaral, destacou o desempenho do porto no cenário de exportações. Já o presidente do porto, Cleverton Vieira, comemorou o crescimento contínuo em 2024, mesmo após um recorde histórico de movimentação em 2023, quando o porto atingiu 16,8 milhões de toneladas, um aumento de 33% em relação ao ano anterior.
O Porto de São Francisco é considerado o maior de Santa Catarina e o sétimo maior porto público do Brasil em movimentação de carga geral. Ele também se destaca por ser responsável por 42% de todo o aço importado pelo Brasil e 80% da soja exportada por Santa Catarina. O terminal é um dos cinco portos públicos do país com certificação ISO 9001 e 14001.