Não é preciso esperar por condições perfeitas, recursos infinitos ou reconhecimento imediato. A mudança começa no instante em que você decide agir, mesmo com o pouco que tem.
Um barco não nasce pronto para cruzar oceanos, ele começa como um simples casco na praia, ganha forma com as mãos do construtor, e só então enfrenta as marés. Assim são as grandes transformações: sementes plantadas em solo aparentemente improdutivo, que, regadas com persistência, brotam contra todas as expectativas. Um prédio que inicia sua construção, teve seu inicio por um simples pensamento. E com certeza, esse foi o começo...
Você não precisa de milhões para educar, inspirar ou inovar. Precisa apenas de um propósito claro (saber por que faz o que faz). Gera com isso, a tão falada ação consistente (fazer, mesmo que pequeno, todo dia). A chamada Resiliência (entender que obstáculos são parte do caminho).
Uma ideia nascida da paixão por ensinar, sem patrocínios milionários, mas com a ousadia de acreditar que A VIDA, também é assio, um jogo simples de aprendizado. E hoje, cada passo é uma interação, é um tijolo nessa construção.
O tal pragmatismo da mudança, é não esperar por permissão para começar. Faça com o que tem, onde está e se você tem conhecimento, compartilhe, Se tem uma ideia, prototipe, Se vê um problema, proponha uma solução, mesmo que mínima.
O processo de renovação não é um evento grandioso. Cada linha de código escrito, cada conteúdo criado, cada aluno que entende um conceito difícil porque você simplificou... tudo isso é revolução.
O Simbolismo dessa minha mensagem é Abrir Caminhos.
E quem planta a primeira semente não colhe sozinho, mas quem vem depois colhe à sombra da árvore que você ajudou a crescer. O verdadeiro legado não está no tamanho do seu recurso, mas no impacto do seu esforço.
Seja você o primeiro passo. Para a mudança que parece impossível. Porque o mundo não muda com discursos, muda com ação.
"Não espere por heróis. Seja você o primeiro a erguer a pá e cavar o novo caminho."
(autor)
Luiz C de Oliveira - É Jornalista portuário, escritor e apaixonado pelo setor, com vasta experiência em portos e logística. Idealizador do site Jornal Portuário, que está entre os principais meios de comunicação e mais importantes portais de notícias do setor portuário no Brasil, com mais de 15 de história. (MTB:87682/SP).
Autor do livro "Ship Planner Planejamento Operacional V1", a 1° obra em referência ao planejamento e embarque de containers em navios cargueiros, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor portuário do país.