O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, publicou na noite dessa segunda-feira (24) os resultados finais da residência cruzada em artes visuais e da residência em cinema direto , que serão realizadas nos municípios franceses de Limoges e de Paris respectivamente. As viagens vão acontecer ainda no primeiro semestre deste ano e foram selecionados duas artistas visuais e cinco profissionais do audiovisual paraibano.
Para a viagem para Limoges, foram selecionadasAurora Moreira Caballero e Rebeca Souza. Já para a viagem para Paris foram selecionadosMariana Inácio Silveira, Bruno Wesley Soares da Costa Araújo, Caetano Moura Alves, Mayara Valentim Pereira e Mikaeli Santos Ferreira. Ainda foram selecionados três candidatos suplentes para a residência direta em artes visuais e cinco candidatos suplentes para a residência em cinema direto, que poderão substituir alguns dos selecionados em casa de impedimento para a viagem.
Os intercâmbios foram firmados a partir de parcerias da Secult-PB com entidades francesas como forma de comemorar a Temporada Brasil-França 2025, que acontece este ano para marcar os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A residência direta em artes visuais vai acontecer na Escola Nacional Superior de Artes e Design (Ensad) de Limoges e a residência em cinema direto vai acontecer na associação Ateliers Varan de Paris.
Para Pedro Santos, que é secretário de Estado da Cultura da Paraíba, esses intercâmbios estão alinhados com o projeto da atual gestão de investir na circulação de artistas paraibanos para fora da Paraíba.
“Queremos fortalecer as produções paraibanas em suas diferentes vertentes artísticas e isso passa por levar os nossos artistas para dialogar com outros centros, com pessoas de outros estados e de outros países. Então essas são iniciativas que, nós temos certeza, vão proporcionar novas perspectivas a esses profissionais. E a Paraíba só tem a ganhar com essas experiências”, comentou Pedro.
A análise de mérito nos dois casos contou com avaliadores paraibanos e franceses, das instituições envolvidas e todos especialistas nas respectivas áreas. E avaliaram a trajetória artística de mais de 70 inscritos (na soma dos dois editais) até chegar naqueles selecionados.
As duas artistas visuais serão enviadas para Limoges para uma residência artística de cinco semanas entre 28 de abril e 6 de junho. Ao término dos estudos, as artistas vão desenvolver e produzir peças em artes visuais. Esses trabalhos vão ser expostos numa exposição organizada pela própria Ensad.
Já os cinco realizadores do audiovisual paraibano vão ser enviados para Paris para participar de uma imersão em cinema direto a ser realizada pelo Ateliers Varan. O curso vai acontecer entre 7 de maio e 30 de junho e os selecionados vão desenvolver estudos sobre técnicas de montagem e direção.
Além das atividades no Ateliers Varan e na Ensad, a Paraíba vai realizar intercâmbios também com a Bienal Internacional no Salon Révélation, em parceria com o Ateliers d’Art de France, e com o Encontro Internacional do Forró de Raiz, em parceria com a Association Lille 3000 e com a Ville de Lille. Esses eventos vão acontecer em Paris e Lille respectivamente, no segundo semestre do ano.
Residência artística em Limoges - As artistas visuais selecionadas para a residência artística na Ensad vão receber uma bolsa de R$ 9,6 mil pelas cinco semanas de permanência na França e terão custeadas suas passagens e a permanência no país europeu. Transporte e alimentação na cidade ficarão a cargo da instituição francesa.
Para participar, elas devem comprovar domínio intermediário de inglês ou francês. Assim, a última etapa vai ser na sexta-feira (28), quando mambas participarão de uma audição com representantes da instituição de Limoges.
Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente
Residência em cinema direto - Para Paris, capital da França, serão enviados cinco realizadores do audiovisual que vão participar de uma imersão em cinema direto a ser realizada pelo Ateliers Varan. O curso vai acontecer entre 7 de maio e 30 de junho de 2025 e os selecionados vão desenvolver estudos sobre técnicas de montagem e direção.
Cada selecionado vai receber uma bolsa de R$ 15 mil e terá ainda todas as despesas relacionadas a passagens aéreas, hospedagem e alimentação pagas durante o período do curso. Toda a parte de equipamento que será utilizado durante a residência vai ser disponibilizada pelo Ateliers Varan.