Receba nossas notícias no WhatsApp
Cidades Sorriso - MT

Prefeito e secretária conhecem a proposta de trabalho da ADIN

A secretária da Mulher e da Família (SEMFA), Mara Fernandes e o prefeito Alei Fernandes, receberam nesta manhã, 25 de fevereiro, uma comitiva muito...

25/02/2025 12h21
Por: Clipping Diário Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

A secretária da Mulher e da Família (SEMFA), Mara Fernandes e o prefeito Alei Fernandes, receberam nesta manhã, 25 de fevereiro, uma comitiva muito especial: representantes daAssociação das Diversidades Intelectuais de Sorriso (ADIN).

Presidente da ADIN, Luciana Goffi, frisa que a Associação foi criada em julho de 2020 e acolhe mais de 300 famílias que convivem com diversidades como autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Síndrome de Down e várias outras situações. “São várias as diversidades intelectuais e, muitas vezes, não é uma só situação, por exemplo, temos situações sem que o autismo está associado ao TDAH, por isso, pensamos em atender como um todo, com um olhar integral”, explica.

A ADIN é a primeira Associação de Diversidades Intelectuais registrada no país. “Após um encontro nacional em 2024, também passamos a estender nossa ação para Tangará da Serra e hoje estamos presentes também Manaus, dando suporte on-line para uma mãe que residia aqui e mudou para lá”, explica a presidente.

Luciana ressalta que o trabalho desenvolvido pela ADIN é criterioso e vem somar às ações já desenvolvidas na Saúde e na Educação. “Nosso trabalho avalia o paciente desde o período gestacional e também está focado, além do cuidado da pessoa com diversidade intelectual, no apoio à toda a família, em especial das pessoas que cuidam diretamente deste paciente”, detalhou, reforçando que, além de presidente da Associação, é também mãe e professora.

“É muito importante olhar para as famílias e fortalecer estas pessoas, principalmente as mães, que cuidam de pessoas com diversidade intelectual, que nós chamamos de mães atípicas”. Por isso, Luciana destaca, a Associação solicitou o apoio do poder público para dar continuidade ao trabalho já em desenvolvimento.

Ao ouvir a comitiva da ADIN, o prefeito Alei Fernandes, frisou que “nosso maior projeto é cuidar de quem precisa; já estamos trabalhando para a criação de um espaço bem equipado e com equipe preparada para atender o paciente e familiares; nós almejamos um espaço com capacidade para atender cerca de 500 pessoas com uma proposta para longo prazo”, diz. “Para isso, entendemos como fundamental a união de todos os esforços”, completa.

Continua após a publicidade
Anúncio

Gestora da SEMFA, Mara Fernandes, adiantou que “cuidar do ser humano representa um investimento que não tem preço e ao ouvirmos e trabalharmos com instituições do terceiro setor que atuam no cuidado direto com as pessoas, potencializamos o trabalho desenvolvido pela Administração”.

Conforme Mara, uma comissão das diversidades com representantes de todas as associações que atuam hoje no Município, sociedade civil organizada, Executivo e Legislativo, será formada para fortalecer e dar continuidade ao projeto do Executivo. “Vamos entrar em contato com todos”, adianta.

Já Luciana, em nome da ADIN, agradeceu ao prefeito e à secretária pelo acolhimento, receptividade e pelo trabalho que já está em desenvolvimento como nas áreas de saúde e educação.

E para famílias que buscam acolhimento, a recomendação da Lucianaé procurar a ADIN pelos contatos (66) 99203-3434 ou (66) 99682-0696.

  • Texto: Claudia Lazarotto

    Continua após a publicidade
     

    Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

    Fotos: Ney Douglas

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    Nenhum comentário
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários
    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.