Receba nossas notícias no WhatsApp
Saúde Amazonas

Tecnologia reforça a capacidade de atendimento no Hospital Francisca Mendes

Novos equipamentos permitem diagnósticos e procedimentos com maior precisão e reduz o tempo de espera dos pacientes...

25/02/2025 12h38
Por: Clipping Diário Fonte: Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Antônio Lima/ Secom

Agilidade e precisão nos diagnósticos. É assim que os pacientes da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), referência em alta complexidade no Amazonas, descrevem os avanços proporcionados pela modernização da estrutura hospitalar. A chegada de novos equipamentos, incluindo um de ressonância magnética cardíaca e um de hemodinâmica, fortalece a capacidade de atendimento da unidade, garantindo diagnósticos mais precisos e tratamentos ainda mais eficazes.

Os novos equipamentos trabalham com imagens em alta definição, permitindo a realização de diagnósticos e procedimentos com maior precisão, reduzindo o tempo de espera de pacientes. O aparelho de ressonância magnética é o primeiro da rede pública do Amazonas, permitindo avaliações detalhadas da estrutura e funcionamento do coração de forma segura, indolor e não invasiva. A estimativa inicial é realizar 150 procedimentos por mês.

O equipamento de hemodinâmica também atende, além da cardiologia, as especialidades de neurologia vascular, cirurgia cardíaca, arritmologia e marca-passo. De acordo com a coordenadora da Hemodinâmica, enfermeira Diana Xavier, o Estado aumentou o atendimento aos pacientes que estavam aguardando no ambulatório com uma fila reprimida.

“Conseguimos ampliar o oferecimento de exames na área da neurologia, além da cardiologia, que foi a especialidade com maior número de atendimentos, tanto para pacientes de ambulatório quanto de pronto-socorro”, informou a coordenadora.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Antônio Lima/ Secom

“Para nós, isso é um alívio, pois muitos pacientes buscavam o serviço e, em alguns casos, não conseguíamos atendê-los no tempo adequado. Hoje, conseguimos acolher esses pacientes, agendar os exames com mais agilidade e oferecer uma resposta mais rápida às suas necessidades”, ressaltou Diana Xavier.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os dois equipamentos de hemodinâmica em atividade no hospital realizavam uma média de 4,5 mil exames por ano e, com o terceiro aparelho, deve aumentar em 26% a quantidade de atendimentos. Com os dois primeiros aparelhos de hemodinâmica e dois tomógrafos em operação, o hospital conseguiu, em 2024, zerar a fila ambulatorial de angioplastia e cateterismo, com a realização de 2.822 procedimentos do tipo.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Antônio Lima/ Secom

Qualidade no atendimento

O paciente José Rionaldo, de 57 anos, que passou pelo procedimento de angiografia cerebral, destacou a qualidade do atendimento e a importância dos novos equipamentos disponibilizados pelo estado.

“Sempre fui bem atendido pelo SUS. Desde os primeiros momentos no João Lúcio até chegar aqui ao Francisca Mendes, não me faltou nada. O exame de angiografia é caro e eu consegui fazer pelo SUS. Depois, precisei de um procedimento para fibrilação, que também foi garantido. Esses novos equipamentos são de primeiro mundo, não deixam a desejar para nenhum hospital particular”, destacou o paciente.

Segundo José, a estrutura de ponta tem sido fundamental para pacientes de diversas regiões do estado. “Tem gente de outros municípios que depende exclusivamente desse equipamento e dessa equipe. O Governo do Estado está salvando vidas”, enfatizou o paciente.

Continua após a publicidade
 

Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Antônio Lima/ Secom

Com o novo equipamento de ressonância magnética, o Francisca Mendes e o Delphina Aziz passam a oferecer, juntos, 150 exames por semana, dando suporte à rede de urgência e emergência nos prontos-socorros João Lúcio Machado, 28 de Agosto e Platão Araújo.

O Governo do Amazonas também está avançando nas as obras de revitalização no Hospital Francisca Mendes, por meio da pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), seguindo o cronograma definido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para a entrega de novos serviços e ampliação de 57 leitos. Com o aumento, a unidade contará com 204 leitos na unidade, um aumento de 38% na capacidade instalada que, atualmente, conta com 147, entre leitos clínicos e de UTI.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.