Receba nossas notícias no WhatsApp
Geral QUAILIDADE

Capacitação fortalece a implementação do Pagamento por Serviços Ambientais para técnicos e consultores no sudeste do Pará

A formação busca construir uma Rede de ATER/PSA capacitada para atender as famílias beneficiadas pelo Projeto "Valoriza TS"

25/02/2025 14h58
Por: Clipping Diário Fonte: Secom Pará
Foto: Erick Ribeiro - Ascom Semas
Foto: Erick Ribeiro - Ascom Semas

Para fortalecer a atuação dos profissionais que trabalham diretamente com os agricultores no Pará, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoveu, entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2025, nos municípios de São Félix do Xingu, Tucumã e Marabá, no sudeste paraense, o segundo módulo de capacitação para consultores e técnicos prestadores de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) da região, com foco no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

A formação busca construir uma Rede de ATER/PSA capacitada para atender as famílias beneficiadas pelo Projeto "Valoriza TS", além de preparar os profissionais para atuar no futuro programa estadual. Ao final do curso, os participantes receberão certificados de conclusão dos dois módulos, garantindo a qualificação necessária para implementar o PSA de forma mais eficaz.

O "Valoriza TS" oferece benefícios aos agricultores, produtores e comunidades dedicadas à conservação e recuperação de áreas florestais, alinhando-se com estratégias de regularização fundiária, assistência técnica e rastreabilidade bovina, essenciais para o desenvolvimento sustentável da região.

A capacitação abordou temas relevantes como a aplicação do crédito de carbono na agricultura familiar, uma estratégia vital para a sustentabilidade das práticas agrícolas. Cibele Sousa, da GEOMAP de Marabá, ressalta a importância do evento. "O curso foi fundamental para esclarecer dúvidas sobre o crédito de carbono, os incentivos disponíveis e a sustentabilidade dentro desse projeto. A capacitação trouxe avanços significativos, alinhando-se com as diretrizes da COP deste ano e resultando em ações concretas para a conservação e desenvolvimento da agricultura familiar no Estado".

O coordenador do programa Territórios Sustentáveis, Cleyton Amin, destacou que "esse curso é um passo essencial para que os profissionais de assistência técnica possam, de forma qualificada, implementar o PSA, promovendo a regularização ambiental e fundiária das propriedades rurais no Pará. Estamos investindo no futuro sustentável do estado e capacitando os agentes que farão a diferença nesse processo".

Lucivaldo Pereira da Silva, sócio ambiental, também enfatiza a importância do treinamento para o município de São Félix do Xingu. "Esse treinamento é essencial para o desenvolvimento do projeto de PSA em nossa região. Ele nos proporciona as ferramentas necessárias para levar informações claras aos produtores, garantindo que possam aderir com segurança ao programa. Além disso, contribui para a regularização ambiental das propriedades e, futuramente, para a regularização fundiária, reforçando nossa missão de fortalecer a sustentabilidade no campo".

Continua após a publicidade
Anúncio

Com a capacitação, o Pará avança no fortalecimento do Pagamento por Serviços Ambientais, capacitando profissionais e expandindo as oportunidades para os agricultores locais, promovendo uma agricultura mais sustentável e integrada à preservação ambiental.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.