Iniciado nesta semana, o projeto piloto “Todos Contra a Dengue” é uma iniciativa que unifica a assistência de saúde básica com a vigilância epidemiológica. Nesta terça-feira (25), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate a Endemias (ACE) percorreram outras quadras do bairro Independência com o objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Segundo o coordenador da Estratégia de Saúde da Família, Jonathan Oliveira, a parceria entre as secretarias de Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semma), Obras (Sevop) e o Serviço de Saneamento de Marabá (SSAM) fortalece o combate ao mosquito de forma coletiva.
“Unificando todas as secretarias para atingir o patamar que a gente precisa, que é diminuir as internações por causa da dengue. É fundamental que o ACS esteja à frente desse trabalho porque a população já tem um contato com eles e, com isso, facilita a entrada nas casas”, explica Jonathan.
Trabalhando juntos, ACS e ACE vão de casa em casa para juntos orientarem a população sobre as medidas de prevenção e controle do mosquito. Além disso, a equipe também informa sobre o recolhimento de entulho que a prefeitura fará ainda esta semana, incentivando a população a colocar nas calçadas móveis velhos e outros objetos que estejam acumulando água nos quintais.
Os caminhões do SSAM e da Sevop passarão nos dias 26 e 27, a partir das 13h, para recolher os entulhos nessa localidade. Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental e de Endemias, Bruno Anchieta, a ação visa realizar também um mutirão de orientação, já que o bairro Independência foi identificado com um alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti.
“Os ACS estão fazendo o acompanhamento e identificando alguém com sintomas de dengue, já faz o encaminhamento para a Unidade de referência, que no caso é a Unidade de Saúde da Família Dr. Emerson Caselli e os ACE atuam no controle vetorial, esvaziando recipientes com água, aplicando larvicidas e orientando a população sobre os cuidados”, detalha Bruno.
O cuidado com o quintal faz parte da rotina da dona Marluza Moraes, moradora do bairro Independência há mais de 30 anos.
“É sempre ter o cuidado com o quintal pra não deixar juntar água por causa dos mosquitos. Porque eles sempre põem aquelas larvazinhas, aí surgem as doenças. A caixa d’água aqui é fechada e eu sempre peço minha neta pra subir lá e limpar”, afirma.
Outra moradora que também recebeu a equipe do mutirão Todos Contra a Dengue foi Joana Carneiro da Silva.
“Cuidado com o lixo, cuidado com os vasos, com as plantas pra evitar mosquito porque isso não fica só na casa de alguém. Passa de uma pra outra, então todo mundo deve ter o cuidado”, recomenda.
Texto: Fabiane Alves
Fotos: Sara Lopes
Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente
The post Saúde: Prefeitura de Marabá lança projeto “Todos Contra a Dengue” no bairro Independência appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .