O vereador Marquinhos (União Brasil) apresentou requerimento, na sessão desta terça-feira (25), na Câmara Municipal de São Luís, convidando o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Rafael Kriek, para participar de uma sessão especial. O objetivo é obter esclarecimentos à população, sobre a atual situação do transporte público da capital.
A iniciativa do parlamentar foi aprovada pelo Plenário, mas, por motivos de saúde, o secretário se encontra afastado de suas funções, o que levou à solicitação de adiamento do convite. No entanto, o vereador defendeu a necessidade de seguir com a pauta, justificando que a instituição é impessoal e outros responsáveis podem ser acionados na ausência do titular.
“Diante da ausência do secretário, vamos solicitar a presença de um representante da SMTT para comparecer à sessão e prestar os esclarecimentos necessários à população ludovicense. Sabemos da importância do tema e da necessidade de transparência”, alertou Marquinhos.
Ele acrescentou que a sociedade precisa compreender como está a gestão do transporte público, especialmente em relação à qualidade dos serviços prestados, os investimentos em infraestrutura e os planos para melhorar a mobilidade urbana de São Luís. “A pasta não é pessoal, e há quem possa responder por ela nesse momento de afastamento do secretário”, reforçou o vereador.
O convite gerou repercussão, pois o transporte público em São Luís tem sido um tema recorrente nas discussões políticas e sociais da cidade, sobretudo pela recente paralisação dos serviços, que durou três dias. A precariedade dos serviços, o aumento das tarifas e os problemas recorrentes enfrentados pelos usuários têm sido amplamente criticados pela população e por diversas entidades.
“Esse convite à gestão da SMTT é para fornecer maior clareza sobre os investimentos que estão sendo feitos na área, assim como as estratégias para solucionar os problemas históricos que o sistema de transporte enfrenta”, aponta o vereador Marquinhos. A expectativa é que, com a presença de um representante da SMTT, a Câmara Municipal possa se aprofundar em temas como a qualidade dos ônibus, a ampliação do número de linhas, o cumprimento dos horários e as políticas públicas de acessibilidade e segurança para os usuários.
Marquinhos também reforçou que continuará atento à evolução da situação e que sua atuação como vereador se pautará, também, pela melhoria deste serviço e a proposição de soluções que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos de São Luís.