O Maranhão deu um passo significativo na construção de políticas públicas voltadas para as mulheres ao promover, na última segunda-feira (24), o "Encontro de Gestoras Municipais de Políticas para Mulheres do Maranhão". O evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), celebrou a conquista do voto feminino no Brasil e reuniu mais de 300 participantes de mais de 140 municípios, consolidando-se como um marco na articulação entre gestoras municipais e o fortalecimento das iniciativas voltadas às maranhenses.
O auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão, em São Luís, tornou-se o centro de debates sobre o avanço das políticas de gênero no estado. A programação do encontro contou com painéis temáticos que abordaram as Conferências Municipais, os Planos Municipais de Políticas Públicas para Mulheres e estratégias para a prevenção da violência de gênero e feminicídios.
Iniciativas como a Caravana Todos Por Elas e a Caravana Maranhão Capacita Elas também foram discutidas, reforçando o compromisso com a capacitação e suporte às mulheres em diversas regiões do estado.
Durante seu discurso, a secretária Abigail Cunha destacou a importância do encontro para a formulação das ações da Semu ao longo de 2025. "Estamos reunindo protagonistas com poder de voz e ação para fazer 2025 entrar para a história da política de gênero. Este é um encontro de trabalho para nortearmos as ações a serem desenvolvidas, com base nas diretrizes do Ministério das Mulheres", afirmou.
A deputada Dra. Vivianne ressaltou a relevância da qualificação feminina na atuação política e elogiou o trabalho da secretária. "É essencial que as mulheres estejam cada vez mais preparadas para atuar nas políticas públicas. Hoje é uma data simbólica, pois foi neste dia que conquistamos, após muita luta, o direito de votar e ser votadas. Vamos seguir desenvolvendo ações integradas, como a presença da Carreta da Mulher nos municípios", destacou.
A defensora pública Cristiane Marques reforçou o papel da Defensoria na garantia dos direitos das mulheres. "A Defensoria Pública é uma parceira da Secretaria da Mulher e trabalha ativamente para que possamos levar mais direitos e dignidade a todas as mulheres do nosso estado", afirmou.
Gersina Vieira, presidente do Conselho Estadual da Mulher, também ressaltou a relevância do evento. "Parabenizo a secretária Abigail por estar à frente desse trabalho e também o nosso governador por proporcionar essas possibilidades para que possamos seguir na luta contra a violência contra as mulheres".
Arthur Darub, coordenador administrativo da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça, destacou a importância da parceria entre diferentes instituições para fortalecer as políticas de gênero no estado. "Estamos aqui para discutir políticas públicas em parceria com o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Secretaria de Estado, visando combater todos os tipos de violência contra as mulheres do Maranhão", ressaltou.
A programação do encontro contou com painéis temáticos e discussões aprofundadas sobre as Conferências Municipais, os Planos Municipais de Políticas Públicas para Mulheres e estratégias para a prevenção da violência de gênero e feminicídios. Também foram debatidas iniciativas como a Caravana Todos Por Elas e a Caravana Maranhão Capacita Elas, voltadas à capacitação e suporte para mulheres em diversas regiões do estado.
Painéis temáticos e debates estratégicos
O primeiro painel, intitulado "Enfrentamento à Violência contra Mulher", contou com a participação de Heliane Fernandes, secretária adjunta de Enfrentamento à Violência contra Mulher, que abordou as diretrizes do enfrentamento. Maria Helena Veiga, do Departamento de Gestão e Articulação da Semu, discutiu temas como o Aluguel Social Maria da Penha, Câmara Técnica, Conferências, Conselhos de Políticas para Mulheres e Planos Municipais.
No segundo painel, "Autonomia Econômica", Brígida Santos, secretária adjunta de Autonomia Econômica, apresentou as ações voltadas para a autonomia das mulheres. O terceiro painel, discorreu sobre programas como a "Ouvidoria de Estado da Mulher, Ligue 180”, “Viva Mulher” e o “Centro Estadual de Referência da Mulher Negra", que contou com a participação de Jozélia Palma, Ouvidora da Mulher, que falou sobre o fluxo interno das denúncias. Carol Arruda, coordenadora do “Viva Mulher” abordou o tema "Carreta da Mulher", e Ademas Galvão, diretora do Centro Estadual de Referência da Mulher Negra, discutiu o papel da instituição.
O quarto painel, "Comunicação da Secretaria de Estado da Mulher", foi conduzido por Cristiane Moraes, coordenadora de comunicação da Semu, que apresentou a atuação da comunicação e a produção de conteúdos internos.
O painel final, "Compartilhamento das Vivências – Experiências, Metas e Desafios", ofereceu um microfone aberto para que as participantes pudessem compartilhar suas experiências e desafios, onde a gestora de políticas para mulheres de Pastos Bons, Rosângela Pacheco, compartilhou sua experiência no evento. "Momento maravilhoso que é o encontro das gestoras e coordenadoras das Secretarias da Mulher de todo o Maranhão e dizer que cada vez que a gente participa é mais um aprendizado, com algo de novo que a gente tem que levar para as nossas mulheres, principalmente do nosso município de Pastos Bons", afirmou.
O "Encontro de Gestoras Municipais de Políticas para Mulheres do Maranhão" representou um momento histórico para o estado, consolidando-se como um espaço de diálogo, articulação e fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres. O evento não apenas celebrou conquistas passadas, mas também traçou um caminho promissor para o futuro, com o compromisso de todas as participantes em continuar lutando por mais direitos, oportunidades e dignidade para as mulheres maranhenses.
A solenidade de abertura reuniu importantes lideranças e autoridades, incluindo a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha; a presidente do Conselho Estadual da Mulher, Gersina Vieira; e a procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão, Dra. Vivianne. Também estiveram presentes Cristiane Marques, 1ª Subdefensora Geral do Maranhão; Elmorane Coelho, representante do Tribunal de Contas do Estado; Arthur Darub, representando o Tribunal de Justiça; e Anne Kelly, perita oficial do estado. A vice-prefeita de Imperatriz, Carol Duailibe, e Letícia Krikati, primeira vereadora indígena e procuradora especial da mulher de Montes Altos, também participaram do evento.