Receba nossas notícias no WhatsApp
Geral Maranhão

Maranhão fortalece políticas para mulheres em encontro com gestoras municipais

Programação do encontro contou com painéis temáticos que abordaram as Conferências Municipais, os Planos Municipais de Políticas Públicas para Mulh...

25/02/2025 17h13
Por: Clipping Diário Fonte: Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

O Maranhão deu um passo significativo na construção de políticas públicas voltadas para as mulheres ao promover, na última segunda-feira (24), o "Encontro de Gestoras Municipais de Políticas para Mulheres do Maranhão". O evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), celebrou a conquista do voto feminino no Brasil e reuniu mais de 300 participantes de mais de 140 municípios, consolidando-se como um marco na articulação entre gestoras municipais e o fortalecimento das iniciativas voltadas às maranhenses.

O auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão, em São Luís, tornou-se o centro de debates sobre o avanço das políticas de gênero no estado. A programação do encontro contou com painéis temáticos que abordaram as Conferências Municipais, os Planos Municipais de Políticas Públicas para Mulheres e estratégias para a prevenção da violência de gênero e feminicídios.

Iniciativas como a Caravana Todos Por Elas e a Caravana Maranhão Capacita Elas também foram discutidas, reforçando o compromisso com a capacitação e suporte às mulheres em diversas regiões do estado.

Durante seu discurso, a secretária Abigail Cunha destacou a importância do encontro para a formulação das ações da Semu ao longo de 2025. "Estamos reunindo protagonistas com poder de voz e ação para fazer 2025 entrar para a história da política de gênero. Este é um encontro de trabalho para nortearmos as ações a serem desenvolvidas, com base nas diretrizes do Ministério das Mulheres", afirmou.

A deputada Dra. Vivianne ressaltou a relevância da qualificação feminina na atuação política e elogiou o trabalho da secretária. "É essencial que as mulheres estejam cada vez mais preparadas para atuar nas políticas públicas. Hoje é uma data simbólica, pois foi neste dia que conquistamos, após muita luta, o direito de votar e ser votadas. Vamos seguir desenvolvendo ações integradas, como a presença da Carreta da Mulher nos municípios", destacou.

A defensora pública Cristiane Marques reforçou o papel da Defensoria na garantia dos direitos das mulheres. "A Defensoria Pública é uma parceira da Secretaria da Mulher e trabalha ativamente para que possamos levar mais direitos e dignidade a todas as mulheres do nosso estado", afirmou.

Gersina Vieira, presidente do Conselho Estadual da Mulher, também ressaltou a relevância do evento. "Parabenizo a secretária Abigail por estar à frente desse trabalho e também o nosso governador por proporcionar essas possibilidades para que possamos seguir na luta contra a violência contra as mulheres".

Arthur Darub, coordenador administrativo da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça, destacou a importância da parceria entre diferentes instituições para fortalecer as políticas de gênero no estado. "Estamos aqui para discutir políticas públicas em parceria com o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Secretaria de Estado, visando combater todos os tipos de violência contra as mulheres do Maranhão", ressaltou.

A programação do encontro contou com painéis temáticos e discussões aprofundadas sobre as Conferências Municipais, os Planos Municipais de Políticas Públicas para Mulheres e estratégias para a prevenção da violência de gênero e feminicídios. Também foram debatidas iniciativas como a Caravana Todos Por Elas e a Caravana Maranhão Capacita Elas, voltadas à capacitação e suporte para mulheres em diversas regiões do estado.

Painéis temáticos e debates estratégicos

O primeiro painel, intitulado "Enfrentamento à Violência contra Mulher", contou com a participação de Heliane Fernandes, secretária adjunta de Enfrentamento à Violência contra Mulher, que abordou as diretrizes do enfrentamento. Maria Helena Veiga, do Departamento de Gestão e Articulação da Semu, discutiu temas como o Aluguel Social Maria da Penha, Câmara Técnica, Conferências, Conselhos de Políticas para Mulheres e Planos Municipais.

No segundo painel, "Autonomia Econômica", Brígida Santos, secretária adjunta de Autonomia Econômica, apresentou as ações voltadas para a autonomia das mulheres. O terceiro painel, discorreu sobre programas como a  "Ouvidoria de Estado da Mulher, Ligue 180”, “Viva Mulher” e o “Centro Estadual de Referência da Mulher Negra", que contou com a participação de Jozélia Palma, Ouvidora da Mulher, que falou sobre o fluxo interno das denúncias. Carol Arruda, coordenadora do “Viva Mulher” abordou o tema "Carreta da Mulher", e Ademas Galvão, diretora do Centro Estadual de Referência da Mulher Negra, discutiu o papel da instituição.

O quarto painel, "Comunicação da Secretaria de Estado da Mulher", foi conduzido por Cristiane Moraes, coordenadora de comunicação da Semu, que apresentou a atuação da comunicação e a produção de conteúdos internos.

O painel final, "Compartilhamento das Vivências – Experiências, Metas e Desafios", ofereceu um microfone aberto para que as participantes pudessem compartilhar suas experiências e desafios, onde a gestora de políticas para mulheres de Pastos Bons, Rosângela Pacheco, compartilhou sua experiência no evento. "Momento maravilhoso que é o encontro das gestoras e coordenadoras das Secretarias da Mulher de todo o Maranhão e dizer que cada vez que a gente participa é mais um aprendizado, com algo de novo que a gente tem que levar para as nossas mulheres, principalmente do nosso município de Pastos Bons", afirmou.

O "Encontro de Gestoras Municipais de Políticas para Mulheres do Maranhão" representou um momento histórico para o estado, consolidando-se como um espaço de diálogo, articulação e fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres. O evento não apenas celebrou conquistas passadas, mas também traçou um caminho promissor para o futuro, com o compromisso de todas as participantes em continuar lutando por mais direitos, oportunidades e dignidade para as mulheres maranhenses.

A solenidade de abertura reuniu importantes lideranças e autoridades, incluindo a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha; a presidente do Conselho Estadual da Mulher, Gersina Vieira; e a procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão, Dra. Vivianne. Também estiveram presentes Cristiane Marques, 1ª Subdefensora Geral do Maranhão; Elmorane Coelho, representante do Tribunal de Contas do Estado; Arthur Darub, representando o Tribunal de Justiça; e Anne Kelly, perita oficial do estado. A vice-prefeita de Imperatriz, Carol Duailibe, e Letícia Krikati, primeira vereadora indígena e procuradora especial da mulher de Montes Altos, também participaram do evento.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.