Receba nossas notícias no WhatsApp
Geral Sergipe

Secretaria do Trabalho lança novo edital do Programa Primeiro Emprego com 43 turmas em seis municípios

Assinatura de contrato com Senac foi feita durante lançamento do ‘Pacto pelo Emprego’, entre governo e entidades públicas e privadas

25/02/2025 17h29
Por: Clipping Diário Fonte: Secom Sergipe
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias

Novas 43 turmas do Programa Primeiro Emprego (PPE) serão oferecidas em seis diferentes municípios sergipanos. A assinatura do convênio que garantiu mais 1127 vagas para jovens de 18 a 29 anos ocorreu nesta terça-feira, 25, durante o lançamento do ‘Pacto pelo Emprego’, realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), na capital.
 
Entre as qualificações estão os cursos de assistente administrativo, assistente de logística, operador de caixa, frentista, costureira e cozinheiro, entre outros, todos com carga horária de 400h a 480h, equivalente a seis meses de aprendizado, sendo três meses de aula teórica em sala de aula e 3 meses de estágio prático nas empresas. Neste período, os participantes receberão bolsas no valor de R$ 500, totalizando um investimento de mais de R$ 6 milhões.
 
A capacitação será desenvolvida pelo Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac) em Aracaju, Boquim, Estância, Itabaiana, Itabaianinha e Tomar do Geru. Das vagas previstas, 245 participantes já inscritos anteriormente serão convocados e as demais inscrições virão com o novo certame. O secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, destacou que Sergipe tem o maior investimento da história de Sergipe em profissionalização.
 
“Nós já passamos por mais de 30 municípios em 2023, em cursos realizados em carretas, na estrutura disponível do Sistema S daquela localidade, otimizando recursos para formar a mão de obra de acordo com a necessidade do mercado. Temos a intenção de chegar a todos os municípios do estado, olhando o potencial econômico de cada um e desenvolvendo as pessoas para que elas tenham empregabilidade e uma nova perspectiva”, pontuou o secretário.
 
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), Marcos de Andrade, destacou o PPE como um marco na história de Sergipe. “Nós já temos várias parcerias com o Governo de Sergipe. Esse é mais um para qualificar a mão de obra para gerar emprego e renda, que é o objetivo maior nesse momento. Nós tivemos sucesso na geração de emprego em 2023 e 2024, com recorde de estoque de emprego e isso nos leva a crer que estamos no caminho certo, trazendo qualificação para a sociedade. O Senac chegou nos 75 municípios de Sergipe, qualificando pessoas e uma boa parte foi  por meio do Governo do Estado”, pontuou.
 
Pacto pelo Emprego

A elaboração de um ‘Pacto pelo Emprego’ foi movida pelo trabalho em rede e pela governança colaborativa para a formação cada vez mais aprimorada da mão de obra e avanço da empregabilidade. Serão várias entidades, públicas e privadas, trabalhando em parceria com o único objetivo de inserir o sergipano no mercado de trabalho. Para o governador Fábio Mitidieri, o Pacto é a ratificação das políticas públicas da geração de emprego e renda. “Não só nós apresentamos os dados dos dois anos, como renovamos e ampliamos as parcerias, principalmente na área de qualificação, de onde sairemos de quatro mil para 22 mil jovens qualificados, por meio de convênio firmado. As parcerias com a própria iniciativa privada vão gerar mais oportunidades de emprego e renda em todos os segmentos”, ressaltou o governador.
 
Durante o evento, o governador recebeu e assinou também uma Carta de Compromisso com o combate prioritário ao trabalho infantil, entregue pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Sergipe (Fepetise), formado por diversas entidades da iniciativa pública e da sociedade civil. 
 

Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.