Nesta terça-feira, 26, as dependências da Secretaria de Serviços Urbanos receberam a importante apresentação do Decreto Municipal nº 4707, que discorre sobre a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso, além de dispor sobre as diretrizes que disciplinarão a execução orçamentária do município de Bertioga, no exercício de 2025.
O foco central da apresentação foi a "execução orçamentária", uma parte vital do decreto. Este normativo estabelece diretrizes fundamentais que orientam a utilização adequada dos recursos públicos, a aquisição de bens e serviços e a gestão das despesas de pessoal, garantindo, assim, a transparência e eficiência nas ações governamentais. O decreto define regras claras para o encerramento do exercício financeiro, aspectos cruciais para um planejamento eficaz e para a responsabilidade fiscal.
A importância da participação dos diversos setores da prefeitura em treinamentos e na promoção do trabalho em equipe não foi subestimada. Essa colaboração busca minimizar intercorrências no processo de execução orçamentária ao longo de 2025, assegurando que as metas e objetivos estabelecidos sejam alcançados de maneira coesa e eficiente, promovendo um município mais responsável e alinhado com as necessidades da população.
Participaram do encontro os secretários de Planejamento Urbano, Administração e Serviços Urbanos, além de diretores e outros servidores envolvidos no acompanhamento do orçamento. A secretária da Fazenda, Mirian Cajazeira, fez a abertura do evento, seguida pelas apresentações de Rita Santos, diretora do departamento de Planejamento e Orçamento, e Victor Mendes, chefe do setor de Planejamento Financeiro.
A adoção e disseminação das diretrizes contidas neste Decreto são essenciais para garantir a continuidade do desenvolvimento sustentável e a boa administração das finanças públicas, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a transparência e a eficiência na utilização dos recursos públicos.
Diretoria de Comunicação
Texto:
Diretoria de Comunicação
Fotos:
Divulgação PMB
Responsável:
Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente
Juliana Nakagawa