O Ministério Público do Maranhão realizou, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com o Google e a RW3 Tecnologia, um workshop sobre as ferramentas do Google Workspace, na tarde desta terça-feira, 25, via Google Meet. O treinamento teve o objetivo de fornecer conhecimentos técnicos e estratégias práticas para aplicar a tecnologia no dia a dia.
O procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, realizou a abertura do evento destacando a importância de mudanças para a realização das atividades institucionais a fim de garantir uma prestação de serviços mais ágil e eficiente. “É como se nós começássemos uma nova etapa de ser Ministério Público. O futuro chegou, o mundo mudou e a gente precisa se adaptar à nova realidade de tecnologia, com inteligência artificial e uso de ferramentas que vão impulsionar nossas atividades”.
Além disso, o chefe do MPMA acrescentou que com a digitalização, novas soluções como o Simp 3 e o Sei (Sistema Eletrônico de Informações) são incorporadas ao cotidiano do órgão, contribuindo para otimizar processos e facilitar o trabalho.
O promotor de justiça e diretor da Seplag, Fábio Mendes, agradeceu ao procurador-geral de justiça pela realização do evento e reforçou a importância do investimento contínuo em tecnologia para o aprimoramento do MPMA. Também, ressaltou os desafios e benefícios dessa transformação. Para ele, a integração de ferramentas tecnológicas, como o Google Workspace, otimiza as atividades diárias. “Sabemos que a transformação digital redefine o nosso trabalho. A agilidade e a eficiência têm se tornando pilares para a excelência na prestação de nossos serviços”.
TREINAMENTO
Com quase 400 inscritos, o workshop foi ministrado por João Janiro, Customer Engineer do Google Workspace, e Jonas Diego, líder de treinamento da RW3, que trouxeram insights sobre as tendências tecnológicas e como elas podem ser aplicadas no contexto institucional. A atividade foi dividida em dois módulos, o primeiro abordou as ferramentas do Google Workspace, como o Drive e o Gmail, enquanto o segundo introduziu o Gemini, a inteligência artificial do Google.
Os participantes, que incluíram membros, estagiários, terceirizados e servidores do MPMA, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e fazer contribuições durante as apresentações.
Redação:CCOM-MPMA