Garantir infraestrutura de qualidade às escolas da rede estadual de ensino paraense é uma prioridade do Governo do Pará que, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entregou, nesta quarta-feira (26), em Brasil Novo, a Escola Estadual Brasil Novo, unidade de número 160 entregue pelo Estado. A comunidade de Brasil Novo agora conta com uma escola de Ensino Médio que atenderá 1.440 estudantes nos períodos matutino, vespertino e noturno.
"Esta é a escola de número 160 que entregamos no nosso estado. Que possamos entregar muitas outras para levar o desenvolvimento a todas as cidades, a todos os nossos alunos, às famílias do Pará. Quem mora em Brasil Novo sabe a novela que foi essa escola para ficar pronta. Fizeram um projeto errado, a escola ficou parada, o recurso federal daqui foi suspenso. Tivemos que fazer tudo com recurso próprio, porque não dava mais para esperar o Ministério da Educação conseguir encontrar a solução. Resolvi assumir para poder entregar essa obra. Hoje eu estou aqui com vocês para dizer: finalmente está pronta a Escola Estadual de Ensino Médio Brasil Novo. A escola está linda, toda climatizada, com laboratório de informática, todas as salas com ar-condicionado, a área da merenda toda adaptada, quadra de esporte, com acessibilidade", disse o governador do Estado, Helder Barbalho.
Durante a entrega da nova escola, o governador ainda reconheceu o crescimento da Escola Estadual Brasil Novo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
"No Ideb, essa escola já tinha tirado, há dois anos, 3,6. Agora, nesse último Ideb, aumentou para 4,6, foi um dos maiores aumentos de todo o Pará. Se vocês aumentaram tudo isso, imagina agora com a escola pronta. Brasil Novo tem que chegar em cinco", completou o chefe do executivo estadual.
Sobre a escola -A nova escola estadual de Ensino Médio do município conta com infraestrutura moderna, totalmente equipada. São 12 salas de aula, biblioteca, laboratório multidisciplinar, laboratório de informática, Sala de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), auditório, bloco administrativo, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência (PcD), cozinha, sala dos professores, quadra coberta, entre outros espaços fundamentais para o atendimento pleno aos estudantes, famílias e suporte às equipes escolares.
A escola ainda será uma das contempladas do programa da Seduc, o "Conecta Educação" que vai modernizar a rotina das escolas estaduais, já que permite que qualquer espaço ou sala de aula se transforme em um laboratório digital. A iniciativa amplia as possibilidades pedagógicas e garante mais acesso à tecnologia para estudantes e educadores. Cada kit contém um carrinho equipado com 36 chromebooks, que é um novo tipo de notebook com o sistema operacional Chrome, equipados com entrada USB, leitor de multimídia MicroSD, com a tela 11.6 polegadas, HD LED, antirreflexo, entre outras características.
Para Sabrina de Melo, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Brasil Novo, a nova escola é uma conquista. "Como eu tive experiência na outra escola que estávamos estudando, eu fiquei surpresa agora, já que é algo novo para a gente aqui. É muito interessante ver essa conquista que há anos era aguardada. E agora, concluída a construção, a gente vai conseguir participar de tudo isso no nosso último ano. Eu visitei todos os espaços e eu acho que o meu favorito foi o laboratório", disse.
Isabelly Brito, também do 3º ano do Ensino Médio, recebeu a nova escola com muita expectativa. "O ambiente está muito melhor, mais confortável para os alunos, em comparação com a escola que estávamos. Agora o ambiente é mais espaçoso, um ambiente muito melhor do que o que estudávamos antigamente. Isso vai ajudar muito a gente no futuro. Quanto ao laboratório, a sala de informática vai nos ajudar a melhorar nos estudos, vamos poder adquirir mais conhecimento", comentou.