Receba nossas notícias no WhatsApp
Geral Sergipe

Governo de Sergipe garante transporte escolar para estudantes da rede estadual

Cerca de 40 mil alunos utilizam locomoção todos os dias, em planejamento estratégico para atender à demanda

26/02/2025 15h27
Por: Clipping Diário Fonte: Secom Sergipe
Cerca de 40 mil alunos utilizam locomoção todos os dias, em planejamento estratégico / Foto: Ascom Seed
Cerca de 40 mil alunos utilizam locomoção todos os dias, em planejamento estratégico / Foto: Ascom Seed

A educação é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal. E para assegurar que todos os alunos cheguem às escolas com segurança e pontualidade, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), mantém um planejamento estratégico para atender à demanda dos estudantes no estado. Atualmente, a frota do transporte escolar possui em média 672 rotas e 569 veículos, divididos em ônibus e vans - além das 14 vans adaptadas para atender a alunos com necessidades especiais. Em média, 40 mil alunos utilizam o serviço diariamente.

O transporte escolar estadual é destinado aos estudantes da rede pública que residem em localidades onde não há escola próxima ou onde as condições de deslocamento são difíceis. O Estado também firmou parcerias com os municípios por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete), do Transporte Nota 10 e do AracajuCard, além de realizar contratações por meio de licitação com empresas terceirizadas.

“Nosso compromisso é assegurar que os alunos tenham um deslocamento seguro e de qualidade, permitindo que frequentem a escola regularmente. Seguimos investindo na melhoria da frota, fiscalização e ampliação de parcerias para oferecer um serviço mais eficiente aos estudantes”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.

De acordo com a diretora do Serviço de Transporte da Secretaria de Estado da Educação (Setran/Seed), Sandra Ribeiro, o transporte escolar é essencial para garantir o acesso dos estudantes ao ensino obrigatório e gratuito. “A ideia é cumprir o que preconiza a Constituição. O Estado deve fornecer condições materiais suficientes para que os alunos frequentem as aulas, e o transporte escolar é um pilar fundamental”, destacou.

A diretora da Escola Estadual Prof. Valnir Chagas, Andreia Abreu, explicou como funciona a carteirinha de passagem fornecida pelo AracajuCard para os estudantes da instituição. “Esse benefício é fruto de uma parceria entre a Seed e o Setransp, beneficiando mais de 600 alunos do Valnir Chagas. O único critério de restrição é a distância: estudantes que residem até 2 km da escola não têm direito à carteira. Acima disso, os alunos podem solicitar o benefício, e a Seed se encarrega da recarga mensal do cartão”, explicou.

A estudante do Centro de Excelência José Carlos de Souza, Mariane Vitória, que utiliza diariamente o transporte público para se deslocar até a escola, destacou a importância de o Estado fornecer as passagens no cartão. “A garantia das passagens facilita o acesso à educação, permitindo que muitos alunos que antes tinham dificuldades de locomoção possam frequentar a escola sem custos adicionais para suas famílias”, relatou a aluna.

Continua após a publicidade
Anúncio

A aluna Ellen Sophia, do mesmo centro de excelência, complementou a fala da colega: “O fato de o Estado fornecer esse benefício já representa um avanço para muitos estudantes que dependem do transporte público para estudar”.

Parcerias e fiscalização

O Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete) consiste na transferência de recursos para que os municípios possam custear o transporte dos alunos. Em contrapartida, as prefeituras garantem o deslocamento de estudantes das redes municipal e estadual. A adesão ao Pete ocorre por meio de convênios, e o valor repassado é calculado com base no número de matrículas do município.

O Transporte Nota 10 reúne diretrizes e ações para fiscalização, acompanhamento e execução do transporte escolar. O objetivo principal é garantir que o serviço funcione com regularidade, pontualidade, conforto e segurança para os alunos. No âmbito da Seed, a fiscalização ocorre periodicamente, com vistorias nos veículos para verificar normas de segurança, condições dos automóveis e orientação aos motoristas sobre conduta e cuidados necessários no transporte de estudantes.

AracajuCard

Continua após a publicidade
 

Contribua ao Jornal Portuário, para um jornalismo independente

Outra modalidade de transporte disponível para os alunos da rede estadual é o AracajuCard, um cartão fornecido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) que dá direito à meia passagem no transporte público da capital e da Grande Aracaju.

Conforme a Lei 1.071/85, o benefício é concedido aos alunos matriculados em escolas cadastradas, com idade a partir de 10 anos, e que residem em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão ou Barra dos Coqueiros. Atualmente, 28 escolas participam do programa, e cerca de 8 mil estudantes utilizam o cartão.

O diretor executivo da AracajuCard, José Carlos Amâncio, exaltou a parceria do setor de transporte com o Governo do Estado. “Esses estudantes podem manter sua participação nas aulas, indo e retornando para casa com segurança. Além desse benefício, a parceria se estende à segurança dos estudantes dentro da própria instituição, uma vez que algumas dessas escolas têm catracas na entrada, monitorando quem acessa o local. Esse recurso, aliado ao aplicativo ‘Eu na Escola’, gera mais tranquilidade para os pais. Por meio desse aplicativo, os responsáveis podem acompanhar o trajeto do aluno cadastrado, verificando o horário exato dos ônibus”, ressaltou.

Transporte no Enem

Além de garantir o deslocamento diário dos alunos, o transporte escolar estadual desempenha um papel importante durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A frota é mobilizada para levar os estudantes até os locais de prova, garantindo que tenham a oportunidade de participar do exame sem dificuldades de locomoção.  

Fotos: Ascom Seed
Fotos: Ascom Seed
Fotos: Ascom Seed
Fotos: Ascom Seed
Fotos: Ascom Seed
Fotos: Ascom Seed
Fotos: Ascom Seed
Fotos: Ascom Seed
Foto: Ascom Seed
Foto: Ascom Seed
Foto: Ascom Seed
Foto: Ascom Seed
Mariane Vitória e Ellen Sophia, alunas do Centro de Excelência José Carlos de Souza / Foto: Ascom Seed
Mariane Vitória e Ellen Sophia, alunas do Centro de Excelência José Carlos de Souza / Foto: Ascom Seed
Andreia Abreu, diretora da Escola Estadual Professor Valnir Chagas / Foto: Maria Odília
Andreia Abreu, diretora da Escola Estadual Professor Valnir Chagas / Foto: Maria Odília
José Carlos Amâncio, diretor executivo da AracajuCard / Foto: Ascom Seed
José Carlos Amâncio, diretor executivo da AracajuCard / Foto: Ascom Seed
Sandra Ribeiro, diretora do Servico de Transporte da Seed / Foto: Ascom Seed
Sandra Ribeiro, diretora do Servico de Transporte da Seed / Foto: Ascom Seed
Zezinho Sobral, secretário de Estado da Educação / Foto: Ascom Seed
Zezinho Sobral, secretário de Estado da Educação / Foto: Ascom Seed
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.