O Programa de Atenção Psicossocial nas Escolas Estaduais de Sergipe, conhecido como Acolher, desenvolvido pelo Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), foi selecionado para a 3ª edição da Janela de Avaliação — iniciativa da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Itaú Social e a Flacso Brasil. O programa sergipano está entre as cinco políticas públicas estaduais escolhidas para passar por um processo de avaliação e aperfeiçoamento com apoio especializado.
A Janela de Avaliação busca identificar iniciativas que tenham impacto positivo e oferecer suporte para o aprimoramento de suas práticas por meio de um método colaborativo e formativo. O Acolher, que atua no acolhimento psicossocial de estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, destacou-se entre as candidaturas por sua abordagem multidisciplinar, presença de profissionais especializados e capilaridade nas unidades escolares.
O coordenador do Programa Acolher, Pedro Santana, comemorou a seleção e destacou a importância dessa conquista para a ampliação e qualificação do serviço. “Esse reconhecimento nacional valida todo o trabalho que temos feito para garantir suporte psicossocial aos estudantes sergipanos. Nosso objetivo é oferecer um ambiente escolar mais acolhedor e propício ao desenvolvimento integral dos alunos”, destacou.
A seleção do Programa Acolher passou por três etapas rigorosas. Na primeira fase, 24 programas estaduais foram avaliados quanto à documentação e à adequação às diretrizes do edital. Dos inscritos, apenas 14 avançaram para a segunda fase, que analisou a defesa escrita da candidatura. A terceira e última fase consistiu em entrevistas, nas quais apenas cinco políticas públicas foram contempladas, entre elas o Programa Acolher, de Sergipe.
Para a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, a escolha do Acolher reforça a relevância de políticas públicas voltadas à saúde emocional dos estudantes. “A escola não é apenas um espaço de aprendizado acadêmico, mas também de formação humana. Cuidar do bem-estar emocional dos alunos é essencial para o seu desenvolvimento”, ressaltou.
Desde seu lançamento, em setembro de 2023, o Programa Acolher já realizou 3.065 atendimentos, investindo R$ 4,2 milhões para garantir suporte psicossocial em todas as 318 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe. Com uma equipe de 60 psicólogos e 35 assistentes sociais, a iniciativa acolhe tanto vítimas quanto autores de bullying, promovendo um ambiente escolar mais seguro por meio de rodas de conversa, palestras e grupos reflexivos.